02/04/2016 – Atualizado em 02/04/2016
Ao fechar a data das filiações dos que pretendem disputar nas eleições 2016, a realidade do provável cenário das composições para 2016
O efeito Marcia Moura provocou uma debandada geral no PMDB, e inviabiliza os pré-candidatos a Prefeito e vice.
Por: Redação
****COMO ESTÃO OS PARTIDOS****
Findado o prazo das filiações dos candidatos pretendentes a disputar um cargo em 2016, o quadro dos partidos fica dentro de uma previsão que com certeza poderá ser alterada após o início dos trabalhos, não se deixando de considerar que em toda eleição sempre aparece a figura de um candidato a vereador não tido como provável vereador, que normalmente é eleito pela ultima sobra de votos e considerado como “Zebrão”.
Vamos analisar os que mais aparecem hoje nas conversas, nos bate-papos políticos, na mídia ou pelo seu trabalho comunitário.
PSDB
É o Partido do PSDB que possui atualmente o maior número de chances para eleger o futuro Prefeito de Três Lagoas. Tem uma estratégia em não divulgar o seu candidato preferido no cargo de Vice-Prefeito, é o que reúne o maior número de candidatos a vereador com potencial de votos, destacando-se 09 (nove) nomes prováveis de obter sucesso pelos votos quando comparados com a eleição de 2012 e conseguiram mais de 700 votos. Opartido deve conquistar – muito provavelmente – um número de 05 (cinco) cadeiras.
Jorginho do Gás – atual presidente da Câmara Municipal e que segundo consta, além de gozar de uma amizade com o Governador Reinaldo Azambuja é filiado há vários anos na sigla, tendo feito um trabalho como Secretario Municipal na época do Prefeito Issam Fares que lhe rendeu o primeiro mandato.
Vera Helena – recém-filiada, mas que possui um histórico político do PDT e do PMDB por onde já passou;
Elton Irmão – apesar de ser uma incógnita nesse ano, deverá ser considerado pelo trabalho prestado no legislativo e pelo prestígio dentro do mundo evangélico, que foi a sua base na eleição 2012;
Sirlene – da mesma forma que Vera Helena mudou recentemente de partido, levando a marca em defesa da saúde onde trabalhou e fez base. Concorre ao seu segundo mandato.
Diógenes – Desembarcou há pouco tempo do PMDB e realiza desde o inicio do seu cargo de confiança na administração Márcia Moura, um trabalho junto à assessoria de empresas na questão logística, onde diz contar com o reconhecimento da classe;
Sueli Tranin – tenta dar a volta por cima após ter perdido por poucos votos na eleição de 2012 e vem com a proposta de continuar a defender o Distrito de Arapuá. Na eleição anterior concorreu com grandes nomes e hoje, apesar de mudar de partido, volta a uma disputa acirrada muito parecida com a anterior;
Márcia – Novata na vida pública, inexperiente, mas dona de uma vontade e perspicácia de trabalho. Após vários anos junto ao trabalho do vereador na época e atual Deputado Estadual Angelo Guerreiro, se sente segura em postular com sucesso uma cadeira no Legislativo;
Silverado – Pessoa de confiança de Angelo Guerreiro e por muitos anos o segue com o trabalho de assessoria. Diz ter conhecimento suficiente para a vida legislativa.
Sebastião Neto – Ex-assessor de imprensa e homem de confiança da atual Prefeita Márcia Moura, tenta pela segunda vez obter sucesso e angariar votos para o cargo de vereador. Segundo ele, conta com uma grande parcela dos evangélicos.
PMDB
É o partido que mais paga pela sua permanência de mais de 20 anos no poder municipal, e de não ter encontrado nesses últimos 6 anos, um meio para salvar a administração municipal da sua pupila que hoje segundo pesquisa da FIEMS tem mais de 77% de rejeição, transformando-a na maior marca negativa da história de todos os Prefeitos de Três Lagoas.
Talvez para uma dissociação dessa imagem explica-se a causa do maior número de DESEMBARQUE do PMDB para outros partidos entre todos. Há quem diga que tudo não passa de uma distribuição equitativa e planejada de candidatos que poderiam inchar o partido na disputa do cargo de vereador além de aplicar uma estratégia política inovadora para esconder essa marca da análise popular, em uma possível união com um segundo partido e no futuro garantir uma base política, sólida e numerosa.
Imagina-se que cinco candidatos de outro partido mais quatro do PMDB, daria o número de 9 vereadores que caminhariam juntos no futuro. Talvez seja a explicação para amenizar ou esconder do efeito devastador da falta de prestígio de Márcia Moura.
Coincidência única e pura? Só o tempo para dizer.
Nomes considerados fortes no dia de hoje:
Tonhão – Após a frustração em não conseguir sucesso na pretensão de ser lançado como pré-candidato a Prefeito dentro do PMDB, continua prestigiado pela Prefeita Márcia Moura como homem de confiança, sepultando as palavras do acontecimento de tempos anteriores, quando ao deixar a liderança da Prefeita na Câmara Municipal declarou no plenário a justificativa de sair da liderança de Marcia Moura, por não ter como defender o insustentável. Voltou a reassumir o cargo de líder, e hoje é o porto seguro nas constantes atribulações que a alcaide vem sofrendo e sendo questionada. Nos corredores da Prefeitura é comum ouvir que a sua reeleição é questão de honra da Prefeita Márcia.
Adão – Está pagando para ver. Deve vir sem a sua principal base política anterior de Presidente da APAE e aposta no seu trabalho legislativo.
Luciano – Trabalho firme e objetivo em uma das Secretarias Municipais lhe confere a esperança de conquistar uma cadeira. Diz ter um grupo de pessoas que o acompanha por vários anos.
Madiane – Estréia na vida pública com a benção e a confiança depositada pela atual Senadora e ex-Prefeita Simone Tebet e pelo Deputado Estadual Eduardo Rocha onde é sua chefe de gabinete. Oriunda de uma família tradicional da cidade deve despontar na disputa.
PSDTem time para duas cadeiras e uma terceira na sobra de votos se convencerem o vereador Jorge Martinho a disputar a sua reeleição como Vereador, somando com os candidatos Renée Venancio, Gil do Jupiá, Vereador Beto e da figura alcunhada de Tonicão que se despontou no cenário político no caso das diárias da Câmara Municipal.
SOLIDARIEDADEO partido conta com o prestígio da provável candidata Cristina à vereança somada com a força política do seu cônjuge Hamilton que além de ser um líder de boa parte da comunidade evangélica pode contar com parentes e amigos.
PDT + PPSConta com os votos de legenda do pré-candidato Rogerson Rimoli (PDT) e do seu Presidente Municipal Nilo que tenta juntar os seus interesses com os do vereador Klebinho (PPS), para que em uma coligação extensiva com outros “partidos nanicos” possam garantir as suas reeleições. Sozinho o PPS tem poucas chances de garantir os votos necessários de uma cadeira, e da mesma forma o PDT, que juntos terão mais chances de garantir as duas cadeiras caminhando juntos.
No facebook Nilo inova lançando junto com o pré candidato a vereador “Casquinha” um vídeo de “Vem pro PDT” para aumentar as adesões ao partido..
PSBDa sua força política na ultima eleição o partido contava com a batuta do Presidente Municipal Luiz Carlos Alonso que transformou o partido em um ponto central de discussão e de interesse que culminou com a recusa do apoio ao PMDB que lançava Marcia Moura, apontando a decisão para o então candidato a Prefeito Angelo Guerreiro.
Hoje, após um desmonte quase que geral, o partido conseguiu renascer das cinzas com as duas adesões importantes para a sua sobrevivência trazendo para o seu bojo como pré-candidato a Prefeito Gilmar Garcia Tosta (ex-PT) e mantendo para a disputa os os candidatos remanescentes Mariza Rocha e Pastor Ivanildo, que em algumas ocasiões e em roda de amigos diz não ter interesse na sua reeleição, já que vê prejuízos para os seus trabalhos na Igreja que coordena.
O receio é que não havendo uma coligação corre o risco de não fazer votos suficientes para a conquista de uma cadeira na Câmara Municipal. Tem como opção convencer o vereador Gilmar a disputar a sua reeleição de vereador ou coligar com outros partidos que de primeira medida façam o papel de “formiguinhas” em busca de votos e correr o risco de conquistar somente uma cadeira, rezando pelos numero da “sobra de votos”.
PTConta com dois nomes interessantes que são o do Modesto, atual Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e da Cristiana atual Presidente Municipal do Partido, jogando com o comprometimento dos componentes do partido e das suas famílias em direcionar os votos nesses nomes e conquistar uma cadeira na Câmara Municipal, e de resto torcer pelo numero de votos da “sobra”, ou de alguma coligação.
Ao que tudo indica esta descartada a possibilidade de lançar um pré-candidato a Prefeito, a não ser que convença o Vereador Idevaldo (ex-PT) a coligar e disputar juntos.
****Abaixo os partidos que no dia de hoje tem uma coisa em comum: Terão que coligar****
PTB
Conta com o prestigio do Vereador (ex-PT) Idevaldo Claudino
DEM
Conta com a força solitária do vereador Bazé. Deve acompanhar o PMDB
SOLIDARIEDADE
Conta com os votos e a simpatia do Abel.
PROS
Conta com os votos de Fabricio Venturolli

-
Content section component
-

-

-

-



