30.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Projeto de Eduardo Rocha prevê distribuição de repelente às grávidas carentes

03/02/2016 – Atualizado em 03/02/2016

Por: Da Redação

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (3/2), o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) apresentou um projeto de lei que assegura às grávidas carentes, residentes no estado de Mato Grosso do Sul, a distribuição gratuita de repelente de insetos, de eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti. Serão consideradas gestantes carentes as que receberem renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos mensais.

Para receber o benefício, as gestantes terão que comprovar o estado gestacional com laudo médico, e um comprovante das Secretarias Municipais de Saúde atestando a renda familiar. O Sistema Único de Saúde (SUS) e a Secretaria de Estado de Saúde se responsabilizarão pela operacionalização deste serviço de distribuição de repelente, com a ajuda dos Serviços Sociais do Estado e Municípios.

Para efetivar a proposta, o Poder Executivo poderá baixar regulamentações necessárias. A lei entra em vigor no dia da publicação em Diário Oficial. O parlamentar justifica a proposta devido a grande preocupação de mulheres gestantes contraírem o Zika vírus, que pode causar microcefalia (má formação no cérebro) dos bebês. “É necessária a diminuição dos efeitos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, evitando assim graves e permanentes problemas de saúde pública às gestantes e aos seus filhos”, explicou Eduardo Rocha.

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor de outras duas doenças, a Dengue e a Chikungunya. Ano passado houve uma explosão nos casos de Zika vírus, com a contaminação de, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas no país, a consequência foi milhares de casos suspeitos de microcefalia em bebês gerados por mulheres infectadas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS

Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro

O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital.