22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Toninha Campos inicia campanha para ajudar criança cardiopata a realizar o tratamento em São Paulo

22/01/2016 – Atualizado em 22/01/2016

Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula

A apresentadora Toninha Campos recebeu Ivone Portella Balota em seu programa matinal, e acompanhada da especialista em saúde da Rádio Caçula, Sônia Aparecida de Camargo, falaram do caso delicado da neta de Ivone, uma criança cardiopata de apenas três anos que realiza tratamento no Instituto do Coração (Incor) em São Paulo e esta tendo dificuldades em conseguir o beneficio do TFD (Tratamento Fora de Domicilio)garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Ivone nos conta que sua neta nasceu com um problema de insuficiência cardíaca, provocada pelo lupos e diabetes gestacional contraída pela mãe durante a gravidez, o que ocasionou na doença cardíaca do bebe, que já no ventre apresentava batimentos cardíacos máximo de 53 BPM, quando o nível normal para um bebe, varia entre 75 e 175, conforme o tamanho do feto.

Durante o ultimo mês de gestação a mãe da criança permaneceu internada no Hospital das Clinicas em São Paulo, onde foi acompanhada de perto por especialistas e logo após passar pos uma cesariana, o bebe foi internado em uma unidade de terapia intensiva neonatal no Incor, onde permaneceu por 17 dias.

A princípio, a equipe médica cogitou realizar uma operação para colocar uma válvula no coração da pequena, porem os médicos acharam por bem, trabalhar e acompanhar o desenvolvimento da criança que hoje esta na fila do marca passo.

O tratamento da menina acontece no centro médico que é referencia internacional no tratamento de doenças cardíacas e onde através do SUS é submetida a analise de profissionais gabaritados no assunto e pode ser submetida gratuitamente aos testes e exames mais modernos do mundo,e por este motivo não é interessante transferir o atendimento da paciente para outra unidade de saúde.

Ivone nos conta que desde o dia 30 de Outubro esta revindicando seu direito junto a administração pública de Três Lagoas e que pela lei, o beneficio deveria ser concedido a família com vinte dias de antecedência a consulta médica, agendada para os dias 27 e 28 de janeiro e até esta sexta-feira (22) nenhuma informação foi passada a família.

A avó nos conta que procurou a defensoria publica para ter acesso ao seu direito e nesta segunda-feira (18) foi expedida uma liminar determinando que a prefeitura forneça as passagens a paciente e uma acompanhante e que a alimentação e estadia das duas pessoas, deveriam ser reembolsadas a família, mediante a apresentação de documentos comprovando o consumo.

Ivone nos conta que mesmo com a determinação da justiça, a administração pública de Três Lagoas alega que a responsabilidade em fornecer as passagens é do governo do estado, já que o tratamento esta sendo realizado fora do Mato Grosso do Sul.

A avó da menina disse que o estado esta de mãos atadas, pois só pode conceder o beneficio mediante a documentação do TFD finalizada, e de acordo com Ivone estes papeis começaram a ser preenchidos por um médico do posto de saúde do Parque São Carlos, porem durante o processo o processo foi barrado, pois a exigência é que o formulário seja preenchido por um especialista em doenças cardiopatas infantil, profissional este que não existe em Três Lagoas.

Ivone, disse em sua entrevista que até o momento não recebeu nenhuma posição da administração pública e para garantir que sua neta passe por consulta no Incor, a avó rifou o seu aparelho de celular e ganhou uma cesta de produtos da natura para serem rifadas também.

A apresentadora Toninha Campos se sensibilizou com o caso da criança, e lançou uma campanha em seu programa matinal, com o objetivo de arrecadar mil reais que serão doados a família que poderá comprar as passagens para viajar até São Paulo e custear a alimentação e a hospedagem da criança e de sua acompanhante durante as consultas na capital paulista.

Assim que a arrecadação foi anunciada, os três-lagoenses começaram a entrar em contato com a Rádio Caçula e em cerca de vinte minutos, foram arrecadados R$750 e até o final do dia a equipe espera alcançar o objetivo de arrecadamento e garantir que esta criança de apenas três anos, possa se tratar de forma digna.

Aos interessados em contribuir com a causa, podem entrar em contato com a Rádio Caçula através do telefone (67) 9111-1370 em horário comercial.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas