19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Campo Grande sedia 3ª Conferência Internacional de Direito Ambiental

27/08/2015 – Atualizado em 27/08/2015

Por: Assessoria de Comunicação

Acontece em Campo Grande (MS) nos dias 4 e 5 de setembro de 2015 a terceira edição da Conferência de Direito Ambiental.

O evento é uma parceria da OAB Nacional com a Seccional sul-mato-grossense e tem o objetivo de discutir a inserção da variante ambiental no direito, além da prevenção e de soluções aos litígios da área.

A III Conferência Internacional de Direito Ambiental trará ao Brasil lideranças políticas, pensadores e ativistas de todo o mundo para debaterem temas centrais como água, energia, fauna, flora e qualidade de vida. Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, temos que proceder como prega o Greenpeace, “pensando globalmente e agindo localmente”.

De acordo com Marcus Vinicius, há um capítulo inteiro da Constituição Federal de 1988 dedicado ao meio ambiente. “É direito do cidadão ter acesso a um sistema ambiental equilibrado, mas, ao mesmo tempo, existe o dever comum ao poder público e ao povo de cuidar da fauna e da flora, tão abundantes em nosso País”, disse Marcus Vinicius.

Para o presidente da Seccional MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, o papel da instituição é promover grandes debates para que sejam propostas ações efetivas. “Com a conferência, teremos discussões de peso, com palestrantes de renome, nacionais e internacionais. Esse será o momento para vislumbrarmos um novo tempo”, destaca Júlio Cesar.

PROGRAMAÇÃO

A programação inclui duas conferências magnas marcando a abertura e o encerramento do encontro. Abrindo os trabalhos, o tema será “Perspectivas para a COP 21 – Paris 2015: Conservação dos Recursos Hídricos em Face da Mudança Climática”, enquanto “Água como Direito Humano Fundamental e sua Negociação” encerrará as atividades. Os principais tópicos debatidos e as decisões acerca deles constarão da Carta de Campo Grande, a ser formulada ao fim dos trabalhos.

Ao todo, quatro painéis abordarão temas relevantes no cenário do meio ambiente global: A Construção Ética do Sustentável; O Desafio do Século XXI na garantia ao acesso à água, em Face da Dignidade Humana; Criação do Tribunal Internacional Ambiental (TIA); Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as ferramentas para sua efetivação.

O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, MS. As inscrições estão abertas, com valores de R$ 80 para estudantes e R$ 150 para advogados e demais profissionais.

Programação, investimento, palestrantes, pacotes de viagem e contatos estão disponíveis no hotsite da III Conferência Internacional de Direito Ambiental. Acesse o link: http://direitoambiental.oab.org.br.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...