14 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho, 2026

Prefeitos da região temem perder hidrelétricas para Estado vizinho

14/08/2015 – Atualizado em 14/08/2015

Por: Folha da Região

Castilho e Ilha Solteira temem perder para o Estado do Mato Grosso do Sul as sedes das hidrelétricas instaladas nos dois municípios, ambas no rio Paraná. Os prefeitos das duas cidades paulistas confirmam o risco, que pode se concretizar com o lançamento do edital para concessão dos dois empreendimentos, previstos para irem a leilão em setembro.

O prefeito Joni Buzachero (PSDB), de Castilho, enviou ofícios a políticos paulistas, incluindo o governador Geraldo Alckmin e os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Marta Suplicy (sem partido), no final do mês passado, pedindo apoio para que a mudança não aconteça. Sem revelar a fonte, ele afirmou que obteve a informação de que o endereço da sede da hidrelétrica de Jupiá que constará no edital é o município sul-mato-grossense de Três Lagoas.

O tucano ainda disse que isso também poderá acontecer com a hidrelétrica Ilha Solteira, no município de mesmo nome, que perderia a sede para a vizinha Selvíria, do outro lado do rio Paraná. Buzachero alertou que as duas alterações, se concretizadas, representarão “um colapso socioeconômico” para as duas prefeituras paulistas.

ILHA

O prefeito Bento Carlos Sgarboza (DEM), de Ilha Solteira, município com 26.642 habitantes, adiantou que a definição da sede da hidrelétrica é bastante complicada e abre campo para várias interpretações, da casa de forças do empreendimento até os limites do corpo d’água – que se modificou com o represamento -, sem esquecer do financiamento paulista para erguer a hidrelétrica.

“Uma das questões é como você vai tirar uma usina de um Estado que foi construída com o próprio dinheiro desse Estado”, disse Sgarboza, na quarta-feira (12), durante entrevista a uma rádio comunitária do município.

CESP

Até que as novas concessões das hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá sejam efetivadas, elas continuam sendo operadas pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo). Segundo a empresa paulista, a eventual transferência das usinas vai depender dos processos de licitação.

“O Ministério de Minas e Energia fez, em junho, uma consulta à Cesp, que concordou em operar as usinas após o término das concessões até a realização de leilão”, informou a empresa de geração de energia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

187 vagas de emprego na Casa do Trabalhador

A Casa do Trabalhador em Três Lagoas está localizada em dois endereços: Rua Dr. Munir Thomé, 86, centro. funciona de segunda a sexta-feira no horário...

Três Lagoas terá quinta-feira gelada e alerta para frio intenso em MS

Previsão aponta tempo estável no município, mas avanço da massa de ar polar provoca uma das ondas de frio mais intensas de 2026 no Estado

Venezuela é atingida por forte terremoto; tremor é sentido em vários países

Um forte terremoto atingiu a Venezuela na noite desta quarta-feira (24), provocando pânico entre moradores da capital, Caracas, e de outras regiões do país....