31.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de outubro, 2025

Produtores de Camapuã querem aumentar produtividade pecuária

Geral – 22/03/2012 – 14:03

A recuperação de pastagens é a saída para que Camapuã (MS) aumente a produtividade na pecuária de corte e leite. São 1.100 produtores rurais, com um rebanho de 514 mil cabeças de gado. O município é conhecido como a Capital do Bezerro de Qualidade. Mas o pasto degradado tem causado prejuízos. “Nossos produtores têm interesse em melhorar e a participação nos eventos de capacitação e orientação comprovam isso”, afirmou o secretário de Desenvolvimento do município, Maurício Palombo, durante a abertura do Ciclo de Palestras Mais Pastagem que acontece hoje (22) em Camapuã.

“O objetivo é dar subsídio ao produtor para que ele possa aumentar a rentabilidade, gerar renda e manter sua produção sustentável”, disse o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). Para o presidente do Sindicato Rural da cidade, medidas simples podem mudar a realidade local. “Já trouxemos o Mais Leite, o Mais Floresta (Ciclos de Palestra do Senar/MS) que, junto ao Mais Pastagem, vão trazer dicas importantes que cada um pode aplicar em sua propriedade”, disse Olírio Ferreira de Vasconcelos.

O ciclo de palestras está sendo realizado na sede da Câmara Municipal de Camapua. Os particiantes recebem informação sobre recuperação de pastagem, os benefícios da integração lavoura-pecuária e floresta e linhas de crédito para o setor, como a linha específica do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), com juros de 5% ao ano e limite de R$ 1 milhão, 100% financiável e prazo de 15 anos para pagamento.

Mais Pastagem – O Programa é uma iniciativa do Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural – Funar, em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte – Embrapa CNPGC, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur. Depois de Figueirão é a próxima cidade a receber o Programa Mais Pastagem será Camapuã – no dia 22 de março. O ciclo de palestras também inclui as cidades de Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Santa Rita do Pardo. Para mais informações ou para realizar inscrição: http://www.senarms.org.br/programas_e_projetos/mais_pastagem/

Sobre o Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. Para mais informações acesse: www.senarms.org.br.

Fonte: Ms Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Instituto Pedro Arantes pode se tornar de utilidade pública estadual

Projeto apresentado na Assembleia visa fortalecer ações de inclusão social por meio do esporte em Três Lagoas

Mais 190 estudantes são chamados para apresentar documentos do MS Supera

Programa concede bolsa mensal a alunos de baixa renda; envio deve ser feito até 20 de outubro pelo site oficial

Setor de serviços cresce pelo sétimo mês seguido e renova recorde em agosto

Atividade atinge maior nível da série histórica, impulsionada por transportes, turismo e serviços profissionais, segundo o IBGE