21/07/2015 – Atualizado em 21/07/2015
Por: Catia Mendes
A Senadora Federal Simone Tebet (PMDB-MS) esteve na segunda-feira (20) na Tribuna da Câmara Municipal de Três Lagoas e disse que mês que vem estará na cidade com o presidente da Petrobrás ou o diretor encarregado de gás para conhecer a obra da fábrica de fertilizantes Nitrogenados (UFN-3) que está parada e assim poder dar uma satisfação à população.
A construção da Unidade de Fertilizante Nitrogenados (UFN3) da Petrobrás era de responsabilidade do Consórcio UFN3, constituído pela empresa Sinopec e a Galvão Engenharia e foi paralisada em 2014 após descumprimento do contrato das empresas responsáveis deixando muitas pessoas desempregadas e influenciando na queda da economia local.
Em fevereiro deste ano a assessoria de imprensa do governo do Estado do Mato Grosso do Sul informou que havia se reunido com investidores da estatal e que ao adequar o empreendimento a novos operadores e fornecedores de mão de obra, continuariam a construção da Fábrica de Fertilizantes.
Na ocasião foram discutidos também além da continuidade da obra o cronograma das ações e a dívida de cerca de 36 milhões deixada pelo consórcio que era responsável pela execução da obra e foi firmado um acordo entre o governo estadual e a prefeitura de Três Lagoas para quitar esse montante.
Segundo a senadora ela encaminhou um ofício ao presidente da Petrobrás e em poucos dias ele retornou dizendo que se em menos de uma semana não puder estar pessoalmente na cidade, o diretor encarregado de gás e energia da Petrobras estará em Tres Lagoas, não apenas para conhecer, mas para dizer qual vai ser o futuro da Fábrica de fertilizantes.
A Senadora afirmou que não sabe se terá direito a emendas esse ano, pois normalmente no primeiro ano os senadores não tem essa oportunidade, mas como eles votaram o orçamento atrasado conseguiram colocar 10 milhões para os senadores novos, sendo desses 5 milhões para a saúde.
Nas palavras da senadora: “Eu não poderia deixar dos 10 milhões de colocar 1 milhão no compromisso do governo do estado e colocar mais 1 milhão, portanto são 2 milhões na saúde pública de Três Lagoas”.
Simone Tebet pediu para que todos torçam que a presidenta Dilma Rousseff não faça o contingenciamento e assim consiga vir também no início do ano que vem colocar 2 milhões na saúde pública de Três Lagoas e encerrou sua fala dizendo que não faz nada em Brasília sem pensar antes na terra que a viu nascer.
