13.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Iluminação pública em Três Lagoas passa novamente a ser responsabilidade da EleKtro

16/07/2015 – Atualizado em 16/07/2015

Por: Catia Mendes

Moradores do Bairro São João relataram a Rádio Caçula que a mais de 6 dias que várias ruas estão sem iluminação e que eles estão cansados de pedir que alguém faça o reparo. E que quando procuram a Elektro são aconselhados a procurar a Prefeitura Municipal de Três Lagoas e quando procuram a prefeitura ninguém resolve o problema.

Sendo assim entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal que nos esclareceu que a iluminação pública de Três Lagoas volta a ser de responsabilidade da Elektro:

“O Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Três Lagoas, Roberto Polini, despachou no fim da manhã desta quinta-feira (16) a decisão a favor da Prefeitura de Três Lagoas referente ao processo nº 0001850-78.2015.4.03.6003, ação ingressada pelo Jurídico da Administração Municipal na semana passada a pedido da prefeita Marcia Moura (PMDB), que pede a suspensão dos efeitos do artigo 218 da Resolução Normativa nº 414/10 publicada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 09/09/2010 e modificada pela Resolução Normativa nº 479, de 03/04/2012″.

Sendo assim os moradores de Três Lagoas agora devem fazer os pedidos de reparos da iluminação pública, junto a empresa da Elektro, que deverá fazer esses serviços até que saia o julgamento final do processo, caso não cumpra essa decisão da justiça a empresa pode ser multada em até R$ 10 mil por dia.

Relembre o caso

Em 2012 a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) colocou em vigor a normativa de n˚ 479 que estabelecia que as concessionárias de distribuição de energia (pública e privada) transferissem aos municípios a responsabilidade da manutenção da rede de iluminação.

Essa Resolução obriga os municípios a se responsabilizarem pelos pontos de iluminação pública de suas dependências. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, conforme o que determinou a lei, assumiu a responsabilidade pela iluminação pública da cidade.

Em reunião realizada em fevereiro de 2015, a prefeita da cidade Márcia Moura, assinou a renovação do termo de acordo para atendimento provisório das instalações de iluminação pública com a Elektro, que é a concessionária responsável pela distribuição de energia em Três Lagoas.

Nessa ocasião a prefeita afirmou que deveriam abrir um processo licitatório para a contratação de uma empresa terceirizada, que deveria prestar o serviço de manutenção da rede elétrica de Três Lagoas, o que não aconteceu. E disse também que enquanto essa empresa não fosse contratada esses serviços ficariam sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura.

Em de junho a prefeitura decidiu que não iria contratar uma empresa privada para fazer a manutenção da rede elétrica, pois pretendia entrar com uma ação, contra a decisão da ANEEL, assim como outras cidades já fizeram para que a Elektro continue prestando o serviço de manutenção da rede elétrica, que sempre foi de sua responsabilidade.

Imagens do Bairro São João na noite de quarta-feira (15)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...