16/06/2015 – Atualizado em 16/06/2015
Esperar até quando?
Por: Catia Mendes
A senhora M. J. P. S. (62) que caminha com o auxilio de muletas, procurou a Redação da Rádio Caçula hoje, terça-feira (16/06) e nos relatou que há mais de um mês espera para fazer um exame de Raio X pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Três Lagoas e que está cansada de caminhar até o local e ser informada que não pode fazer o exame.
A história da dona M. J. P. S. começou quando a paciente procurou atendimento médico reclamando de fortes dores no joelho, inclusive já havia feito uma cirurgia nele. Ela foi atendida pelo ortopedista, “que não tendo uma bola de cristal”, fez o pedido de dois exames de raios-X, que deveriam ser realizados o mais rápido possível na Clínica de Pediatria e Ortopedia Carlos Azambuja Leão Júnior (Clínica da Criança) que fica na Rua Egídio Thomé, no Bairro Jardim Alvorada, para que ele pudesse diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento a paciente.
A idosa procurou a Clínica da Criança e marcou os exames, mas todas as vezes, que comparecia no local para realiza-los era aconselhada pelos funcionários a voltar outro dia. Hoje a paciente procurou novamente a Clínica e lhe disseram que estão atendendo as pessoas conforme uma lista de espera e ela desabafou com a Rádio Caçula:
“Na primeira vez, me disseram que o aparelho que faz o exame estava danificado, na outra vez, que as lâminas utilizadas para fazer esse tipo de exame estavam em falta e a prefeitura não estava mais enviando esse material para a realização dos exames, estou com dor esperando esses exames para poder receber o tratamento médico, já não sei mais a quem recorrer”
A Rádio Caçula entrou em contato com a Clínica de Pediatria e Ortopedia Carlos Azambuja Leão Júnior por telefone, dizendo que nossa mãe precisa fazer um exame de Raio X, mas não esta conseguindo fazer o mesmo, e confirmamos que o aparelho de Raio X estava danificado e que não havia lâminas para fazer o exame até dias atrás. Toda a conversa foi gravada e encontra-se em nosso arquivo. Veja a resposta da funcionária da clínica, que preferimos não identificar, quando indagada sobre a realização dos exames de Raios-X:
“O que aconteceu, primeiro nosso aparelho quebrou, e depois acabou a lâmina, ai concertaram, e voltou a lamina agora, semana passada, se não me engano, mas os meninos do próprio raio x que estão cuidando dessa parte, não sou nem eu, eles estão ligando. Nos anotamos o telefone dela, os dados certinho? É eles que estão ligando de acordo com a ordem é que não dá para chamar todos no mesmo dia, porque a demanda é muito grande […] além da máquina ter quebrado o material também acabou”
Assim, fica em evidencia o descaso com que está sendo tratada a Saúde no município e como os pacientes que precisam utilizar o serviço público de saúde vêm sofrendo em uma fila que só cresce. Ontem (15/06) Três Lagoas completou cem anos de emancipação política e é bem visível o seu crescimento industrial, e o crescimento do número de seus habitantes.
A cidade sofre com filas imensas nas Unidades Públicas de Saúde e o próprio governador Reinaldo Azambuja (PSDB), na ocasião que acompanhava os atendimentos da Caravana da Saúde, último domingo (14/06) em Três Lagoas, disse em entrevista, que conversou no local que estava acontecendo os atendimentos da Caravana com pessoas que há cerca de 10 anos estão esperando para realizar procedimentos cirúrgicos. E a solução encontrada para esses problemas na área de saúde do município é a construção do Hospital Regional (HR), que ficará pronto em cerca de um ano e oito meses.
Esperamos que a senhora M. J. P. S. (62) bem como os outros pacientes que aguardam na fila para a realização de exames de raio x sejam atendidas rapidamente, para que assim, recebam o tratamento adequado aos seus problemas de saúde e deixem de sofrer tanto com dores.
