18.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Paciente reclama de mal atendimento na Clínica de Pediatria e Ortopedia Carlos Azambuja Leão Júnior em Três Lagoas

16/06/2015 – Atualizado em 16/06/2015

Esperar até quando?

Por: Catia Mendes

A senhora M. J. P. S. (62) que caminha com o auxilio de muletas, procurou a Redação da Rádio Caçula hoje, terça-feira (16/06) e nos relatou que há mais de um mês espera para fazer um exame de Raio X pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Três Lagoas e que está cansada de caminhar até o local e ser informada que não pode fazer o exame.

A história da dona M. J. P. S. começou quando a paciente procurou atendimento médico reclamando de fortes dores no joelho, inclusive já havia feito uma cirurgia nele. Ela foi atendida pelo ortopedista, “que não tendo uma bola de cristal”, fez o pedido de dois exames de raios-X, que deveriam ser realizados o mais rápido possível na Clínica de Pediatria e Ortopedia Carlos Azambuja Leão Júnior (Clínica da Criança) que fica na Rua Egídio Thomé, no Bairro Jardim Alvorada, para que ele pudesse diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento a paciente.

A idosa procurou a Clínica da Criança e marcou os exames, mas todas as vezes, que comparecia no local para realiza-los era aconselhada pelos funcionários a voltar outro dia. Hoje a paciente procurou novamente a Clínica e lhe disseram que estão atendendo as pessoas conforme uma lista de espera e ela desabafou com a Rádio Caçula:

“Na primeira vez, me disseram que o aparelho que faz o exame estava danificado, na outra vez, que as lâminas utilizadas para fazer esse tipo de exame estavam em falta e a prefeitura não estava mais enviando esse material para a realização dos exames, estou com dor esperando esses exames para poder receber o tratamento médico, já não sei mais a quem recorrer”

A Rádio Caçula entrou em contato com a Clínica de Pediatria e Ortopedia Carlos Azambuja Leão Júnior por telefone, dizendo que nossa mãe precisa fazer um exame de Raio X, mas não esta conseguindo fazer o mesmo, e confirmamos que o aparelho de Raio X estava danificado e que não havia lâminas para fazer o exame até dias atrás. Toda a conversa foi gravada e encontra-se em nosso arquivo. Veja a resposta da funcionária da clínica, que preferimos não identificar, quando indagada sobre a realização dos exames de Raios-X:

“O que aconteceu, primeiro nosso aparelho quebrou, e depois acabou a lâmina, ai concertaram, e voltou a lamina agora, semana passada, se não me engano, mas os meninos do próprio raio x que estão cuidando dessa parte, não sou nem eu, eles estão ligando. Nos anotamos o telefone dela, os dados certinho? É eles que estão ligando de acordo com a ordem é que não dá para chamar todos no mesmo dia, porque a demanda é muito grande […] além da máquina ter quebrado o material também acabou”

Assim, fica em evidencia o descaso com que está sendo tratada a Saúde no município e como os pacientes que precisam utilizar o serviço público de saúde vêm sofrendo em uma fila que só cresce. Ontem (15/06) Três Lagoas completou cem anos de emancipação política e é bem visível o seu crescimento industrial, e o crescimento do número de seus habitantes.

A cidade sofre com filas imensas nas Unidades Públicas de Saúde e o próprio governador Reinaldo Azambuja (PSDB), na ocasião que acompanhava os atendimentos da Caravana da Saúde, último domingo (14/06) em Três Lagoas, disse em entrevista, que conversou no local que estava acontecendo os atendimentos da Caravana com pessoas que há cerca de 10 anos estão esperando para realizar procedimentos cirúrgicos. E a solução encontrada para esses problemas na área de saúde do município é a construção do Hospital Regional (HR), que ficará pronto em cerca de um ano e oito meses.

Esperamos que a senhora M. J. P. S. (62) bem como os outros pacientes que aguardam na fila para a realização de exames de raio x sejam atendidas rapidamente, para que assim, recebam o tratamento adequado aos seus problemas de saúde e deixem de sofrer tanto com dores.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.