26.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Funcionários podem ser demitidos por vazar prontuários de família global

25/05/2015 – Atualizado em 25/05/2015

Santa Casa deve instaurar sindicância por divulgação ilegal de dados médicos

Por: Correio do Estado

A divulgação de prontuário médico dos apresentadores Angélica e Luciano Huck deve gerar demissão na Santa Casa de Campo Grande. Dados da análise clínica, durante atendimento no domingo (24), foram liberados por funcionários e sindicância será instalada para apurar os responsáveis.

De acordo com o presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco, serão investigadas somente imagens dos prontuários, ainda que outra da apresentadora em uma maca também tenha sido liberada.

“Em relação as imagens é difícil controlar por haver funcionários, pacientes e familiares no hospital, porém as dos documentos vamos instalar sindicância para apurar quem as fez. Neste caso, se percebe que foram realizadas em ambientes restritos e liberadas por colaboradores buscando momento de fama. Foi um desrespeito”, disse Teslenco ao Portal Correio do Estado.

Os funcionários poderão receber de advertência a demissão, tendo em vista que revelar segredo médico, é antiético.

CRIME

O advogado criminalista Ricardo Souza Pereira explicou que os funcionários do hospital que vazaram as imagens do prontuário médico da apresentadora Angélica podem responder pelo crime de revelar segredo profissional, previsto no artigo 154 do Código Penal Brasileiro. A pena para esta infração é de três meses a um ano de detenção ou multa.

“Por mais que ela seja uma pessoa pública, não tem que ter seus dados revelados por alguém que ela não autorizou”, ressaltou o criminalista.

Ainda de acordo com o advogado Ricardo Pereira, caso seja descoberto, por exemplo, que quem divulgou as imagens foi um funcionário público lotado na Santa Casa, o crime passa a ser o de revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação, previsto no artigo 325, também do Código Penal, com pena de detenção de seis meses a dois anos ou multa.

ACIDENTE

O avião modelo Embraer 820C apresentou uma pane no motor. A aeronave havia decolado de uma estância turística do Pantanal, em Miranda com previsão de pousar no aeroporto de Campo Grande.
Huck e os filhos viajaram para o Pantanal para acompanhar uma série de gravações de Angélica para o programa semanal “Estrelas”, da Rede Globo.

Foto: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cartórios de MS terão horário especial de atendimento no Carnaval 2026

Unidades fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro e reabrem na quarta-feira, a partir das 12h, com exceção do registro civil que manterá plantão para nascimentos e óbitos

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões