20.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 1 de setembro, 2025

Passeata reúne 15 mil educadores em Campo Grande, diz polícia

Educação – 15/03/2012 – 18:03

A passeata em prol da educação pública reuniu 15 mil pessoas de diversas cidades de Mato Grosso do Sul na manhã desta quinta-feira (15), na região central de Campo Grande, segundo estimativa da Polícia Militar.

O protesto teve início na Praça do Rádio Clube, por volta das 9h30, e percorreu a avenida Afonso Pena e outras ruas da região central da cidade.

“Essa passeata engrandece a participação dos professores de Mato Grosso do Sul no movimento nacional”, afirmou o professor de filosofia, Vanelson Soares Sampaio, de 37 anos.

Com faixas, cartazes e apitos, a classe reivindicou a aplicação da Lei Nacional do Piso do Magistério de 20 horas por semana em todo o estado e o cumprimento de 1/3 da hora-atividade.

Além disso, a paralisação defendeu também o aumento do percentual de investimento Governo Federal no setor da Educação para 10 % do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, 4,5% do PIB é investido no setor.

“O aumento de investimento na educação certamente refletirá no aumento da qualidade das escolas, do ensino e do nosso trabalho. A educação é um dos segmentos mais importantes da sociedade e já está na hora de ser mais valorizado”, defendeu o professor de história, Amarildo Rodrigo Monteiro, de 42 anos.

Após a passeata, parte dos manifestantes seguiu em carreata até a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), onde será entregue uma carta com reivindicações da categoria.

Segundo o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli, o documento pede que a entidade interceda junto aos prefeitos para que eles cumpram a Lei do Piso Salarial Nacional em seus municípios.

Fonte: G1 / (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com saldo positivo de 3.023 empregos em julho, MS mantém crescimento do mercado formal de trabalho

Mato Grosso do Sul registrou em julho um saldo positivo de 3.023 postos de trabalho formais, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS,...

Com gestão rigorosa de resíduos, Hemosul é referência em sustentabilidade e segurança ambiental e do trabalho

A implementação de práticas seguras tem refletido diretamente na segurança no trabalho sem registro de acidentes relacionados ao manuseio de resíduos desde 2010 A Rede...

Mato Grosso do Sul é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP

Mato Grosso do Sul alcançou a 2ª posição nacional no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de...