Geral – 14/03/2012 – 07:03
O deputado estadual Eduardo Rocha(PMDB) participou, nesta terça-feira do lançamento do curso especializado para mototaxista e motofretista, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Acompanhando o governador André Puccinelli, o deputado afirmou que vai pleitear junto ao Governo, a realização do curso em Três Lagoas. Durante o lançamento, o governador Puccinelli , destacou a importância de capacitar os mototaxistas e os motofretistas ou qualquer segmento da sociedade na prestação de serviços, sempre traz mais tranquilidade a população e diminui os riscos de acidentes, assim todos podem estar habilitados para exercer sua profissão.
Dividido em aulas teóricas e práticas, a capacitação será realizada em 30 horas/aula e vai atender cerca de 2,5 mil mototaxistas e motofretistas em Campo Grande. O curso foi criado a partir da resolução 350/2010/CONTRAN que institui o curso especializado obrigatório destinado a profissionais em transporte de passageiros (mototaxistas) e em entrega de mercadorias (motofretistas) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas. Para obter o alvará o profissional terá que frequentar o curso, que será sem custo para os profissionais. Para o presidente do Sindicato dos Motoentregadores (SINPROMES/MS) Luis Carlos Escobar, que representa cerca de 2 mil profissionais, a capacitação veio em boa hora. “A categoria aprovou esta iniciativa e a possibilidade de tirar os trabalhadores que atuam na informalidade é melhor ainda”, disse.
As inscrições poderão ser feitas via internet na página www.detran.ms.gov.br – link educação/setor de cursos, no período de 14 a 31 de março de 2012. As matrículas podem ser feitas de 02 a 30 de abril. Os inscritos devem comparecer no Bloco 19, Setor de Cursos/ Detran-MS (saída para Rochedo) no horário das 8h às 13h, portanto cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência e CNH. Para o curso de mototaxista os interessados devem possuir a carteira de condutor autônomo ou carteira de auxiliar em uso e para os motofretistas a autorização de tráfego e credencial expedidas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).Para ser admitido no curso o interessado deve possuir no mínimo 21 anos, ser habilitado na categoria A pelo menos há dois anos, e não estar sob suspensão do direito de dirigir. O aluno deve providenciar uma motocicleta para a realização da aula prática de pilotagem, com todos os equipamentos de segurança.
Fonte: Assessoria de Comunicação