29.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 15 de julho, 2025

Cientistas descobrem novos benefícios do vinho

Geral – 13/03/2012 – 14:03

Aumenta o colesterol bom, diminui pressão arterial e mantém açúcar nivelado

Se aprecia um bom vinho e segue a recomendação de duas taças diárias para homens e uma para mulheres, agora terá mais uma razão para se deliciar com a bebida.

Cientistas da Universidade da Calabria, na Itália, comprovaram que o resveratrol, substância a base de polifenóis presente na casca da uva, aumenta o colesterol bom, diminui a pressão arterial e mantém nivelados o açúcar no sangue, alem de dificultar a multiplicação de células cancerígenas.

Devido aos benefícios gerados pela substância já se estuda criar medicamentos a base do resveratrol.

Enquanto isso não acontece os vinhos mais recomendados para a saúde são os tintos produzidos com uvas tannat, merlot e cabernet sauvignon.

Isso porque nessas uvas são encontradas mais resveratrol.

A mistura dessa substância, com outros microminerais encontrados no vinho tais como o ferro, o zinco, o cobre, o cromo, o selênio, o cobalto, o iodo, o manganês, o molibdênio e o flúor, ajudam a prevenir doenças.

Isso se for consumido em pequenas doses diárias. Vinho não é remédio e se for consumido fora das quantidades recomendadas pode fazer mal a saúde.

É sempre bom lembrar que álcool em excesso faz mal, podendo causar desidratação, alcoolismo e transtornos de comportamento, além de prejudicar o fígado.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Plano Safra para MS pode chegar a R$ 16 bilhões com juros menores a quem usa práticas sustentáveis

A Superintendência Estadual do Banco do Brasil anunciou, na manhã dessa terça-feira (15), o aporte de R$ 230 bilhões para financiar o Plano Safra...

Três Lagoas recebe o selo CAIXA Gestão Sustentável nível Topázio

Município conquista Selo Topázio da CAIXA após atingir mais de 70 pontos em critérios de sustentabilidade, governança e responsabilidade socioambiental.

Mato Grosso do Sul poderá ter Banco Vermelho como símbolo permanente no Agosto Lilás

Projeto de Lei apresentado pelo deputado Antonio Vaz propõe a inclusão do Banco Vermelho Gigante e outras ações de conscientização na campanha estadual de enfrentamento à violência contra a mulher.