24.2 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Cão obeso é resgatado por ONG e passará por tratamento

19/09/2014 – Atualizado em 19/09/2014

‘Bolinha’ está com 36 kg, quando o peso ideal para o porte dele seria 10 kg

Por: G1/Correio do Estado

O cão obeso que vivia em uma lanchonete de um posto de combustíveis às margens da BR-364, em Mato Grosso, foi resgatado pela ONG Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT) na tarde desta terça-feira (17). Bolinha, como é chamado, não tem raça definida e foi abandonado no local há aproximadamente 12 anos.

O cachorro foi levado para uma clínica veterinária particular de Cuiabá, onde deve fazer tratamento para emagrecer. O animal está com 36,5 kg. Para o porte dele, o peso ideal seria de 10 kg, segundo informaram os veterinários da clínica.

O posto em que Bolinha vivia fica entre as cidades de Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra. Ao ser resgatado, o cachorro estava tomando chuva, sem água limpa para beber e no meio do lixo, contou o empresário Roger dos Santos Oliveira, de 28 anos, que saiu de Cuiabá na manhã desta terça-feira para buscar o cão, trajeto que durou cinco horas.

“É um animal bastante dócil, bonzinho. Estava cercado de lixo, a água dele estava muito suja. O cachorro dá dois ou três passos e já para pra descansar. Está tão gordo que o rabo parece que está dentro do corpo dele”, relatou.

Membro da OPA-MT, Oliveira contou que enfrentou um pouco de resistência por parte do dono do posto, que alegou ser o responsável pelo animal. “Ele disse que o Bolinha era a atração dali e que já estava sendo tratado, comendo biscoito de água e sal”, afirmou. O empresário argumentou que seria melhor para o animal que passasse por tratamento pra perder peso e pediu para que o dono do posto pensasse melhor na proposta e desse uma resposta mais tarde.

Em seguida, Oliveira foi para Campo Novo do Parecis e, quando retornou, horas depois, o dono do posto disse que iria liberar o animal. “Mas, ele pediu pra gente manter o contato e mandar informações sobre o Bolinha. E disse que quer o animal de volta quando o tratamento terminar”, contou o empresário, que já resgatou mais de 20 animais na capital mato-grossense. Essa foi a primeira vez que ele viajou para fazer um resgate.

Na clínica onde fará o tratamento, Bolinha deve receber ração especial e fazer exercícios na água, por conta do baixo impacto, para evitar que essa atividade cause problemas às articulações do cão. A obesidade animal pode provocar problemas articulares e respiratórios, diabetes e males cardíacos, entre outras doenças.

'Bolinha' deve passar por tratamento em Cuiabá para emagrecer.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em Três Lagoas, dois suspeitos são presos armazenando conteúdo sexual de menores em operação

Fase da "Operação Sentinela" contou com o apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEJUVEL), divulga os eventos esportivos deste final de semana. 1ª COPA...

Helicóptero parte para socorrer vítimas de enchentes no RS

Equipe sul-mato-grossense deve pousar em Lajeado (RS), onde foi montada uma base de resgate aéreo das forças de segurança que integram a missão de auxílio às vítimas.