11/09/2014 – Atualizado em 11/09/2014
Cansado de ver a sujeira no Cartão Postal da cidade, o “ambientalista”, iniciou a retirada do lixo e precisa de ajuda para continuar
Por: Ray Santa Cruz
Demilson de Jesus Chagas, de 39 anos, veio há seis meses de Campinas-SP, e logo se sensibilizou com o abandono do Cartão Postal da cidade: a Lagoa Maior.
Desempregado, o rapaz tem como profissão a de açougueiro, e nos últimos três dias se tornou um verdadeiro ativista em prol da preservação e limpeza da Lagoa.
Chagas conta que antes de vir para o município, compareceu apenas a passeio e se encantou com a natureza de Três Lagoas, banhada por rios e gratificada com as lagoas. Ele decidiu juntamente com a família, ter residência fixa e morar na cidade e após seis meses, observou a situação de risco da Lagoa Maior.
“Eu fui com meu irmão a passeio na Lagoa, e visualizei muito material descartado na margem, fiquei tão preocupado que decidi limpar” afirma Demilson.
Antes de iniciar os trabalhos o ambientalista diz que fez um verdadeiro “tour” pelos setores da Prefeitura Municipal, a procura de sacos de lixo e ferramentas que o auxiliasse a puxar o lixo. Ele compareceu na Secretaria de Infraestrutura, depois foi encaminhado até a Secretaria de Meio Ambiente, onde após muita conversa conseguiu receber apenas 10 sacos de lixo.
LIMPEZA E CONSCIENTIZAÇÃO
No primeiro dia, Demilson contou com ajuda do irmão para o trabalho voluntário, recolheu garrafas pet, garrafas de bebidas como vodka, cerveja, sacos plásticos e muitas cascas de coco.
O ambientalista percebeu que é necessário a participação de todos, para atingir o objetivo completo de limpar a Lagoa.
“Eu queria mobilizar as pessoas de modo global, para que todos pudessem se preocupar com o lixo acumulado no planeta, neste caso são os próprios frequentadores que jogam os materiais, isso prejudica muito, daqui uns anos, o cartão postal pode desaparecer” diz Demilson.
No 2° e 3° dia Demilson de Jesus, efetuou os trabalhos sozinho e retirou um total de 400Kg de lixo, além disso encontrou, caranguejos e peixes mortos na margem.
O rapaz se preocupa com o futuro das lagoas da cidade, ele já andou e limpou a metade da 1°, e terminará a outra metade esta semana.
Chagas tem o objetivo de ajudar, incentivando a preservação ambiental e limpeza das lagoas e rios de Três Lagoas. Segundo o mesmo, ao terminar o recolhimento de lixo da Lagoa Maior, seguirá rumo a 2° e a 3° Lagoa, fazendo a mesma coisa. Depois disso ele pretende visitar o Jupiá e rio Sucuriú.
POLUIÇÃO DA LAGOA E DA FAUNA EXISTENTE
Poluição é a contaminação da água com substâncias que interferem na saúde das pessoas e animais, na qualidade de vida e no funcionamento dos ecossistemas.
Percebe-se que a Lagoa Maior não é a mesma há muitos anos, muitos Três-lagoenses que vivem na cidade desde a sua fundação descrevem o lago completamente diferente do que vemos hoje. A grande quantidade de lixo descartado no local pelos próprios frequentadores, além da urbanização desenfreada prejudica muito a preservação.
É necessário saber que nada deve ser jogado dentro desse corpo d’água, na limpeza Demilson encontrou uma gigantesca quantidade de cocos tanto às margens quanto mais ao fundo do local. Sabe-se que a água de coco é utilizada em sua maioria pelas pessoas que utilizam o ambiente para fazer exercícios e cuidar da saúde. Mas se o objetivo é vida saudável porque estão jogando o material usado dentro da Lagoa?
A vida saudável não é simplesmente a do ser humano, para se ter uma saúde completa precisamos da natureza, necessita-se da fauna e da flora.
Quando uma grande quantidade de material orgânico é dispensando no lago, há um processo de “eutrofização” (processo de multiplicação de algas), que prejudica a biodiversidade e causa a grande mortalidade de peixes e outros organismos existentes no local.
Com isso, pode-se verificar que o lixo e falta de consciência humana prejudica todo o ecossistema das Lagoas do município.
BUSCA DE VOLUNTÁRIOS E ESTRUTURA
Para retirar o lixo de dentro do lago, foi necessário o uso de um gancho de grande alcance, sacos de lixo e muita disposição.
As pessoas que quiserem doar sacos de lixo e ferramentas como redes e ganchos, estarão contribuindo
muito com o trabalho.
Para o ambientalista é fundamental o auxilio de mais pessoas, ele deseja formar um grupo e os interessados podem entrar em contato com o mesmo pelo telefone 67 9211 6232, ou pelo facebook Demilson Chagas.
A Prefeitura Municipal de Três Lagoas divulgou em seu site na segunda-feira (01), que abriu processo licitatório para contratação de pessoas, para efetuar os serviços de limpeza da Lagoa, resta saber se esses funcionários irão recolher os materiais jogados às margens do lago ou somente farão a capinagem e varreção do local.

-
Content section component
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-