35.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de outubro, 2025

Eldorado realiza 3º encontro de parceiros florestais e aborda sobre o eucalipto

13/08/2014 – Atualizado em 13/08/2014

Eldorado realiza 3º encontro de parceiros florestais e aborda mitos e curiosidades sobre o eucalipto

Cerca de 200 pessoas participaram do evento e conheceram de perto todo o processo de plantio e colheita

Por: Assessoria

O presidente do Sindicato Rural, Pascoal Secco, juntamente com alguns membros da diretoria, participaram ontem, 12 de agosto, do 3º encontro de parceiros florestais, edição 2014, promovido pela Eldorado Brasil. Com o objetivo de mostrar para os parceiros florestais de longo prazo, todas as técnicas utilizadas pela empresa e também os maquinários, o público pode ainda participar de uma palestra que esclarecia sobre alguns mitos do eucalipto.

A tecnologia utilizada pela empresa, desde o processo de plantação até a colheita, torna a Eldorado referência mundial. Em sua terceira edição, para o diretor florestal, Germano Vieira, todos os anos o público aumenta e levamos informação de qualidade. “No ano passado vieram 140 pessoas. Nesse evento de 2014, são aproximadamente 200 parceiros que participaram. É um número muito bom e que reforça ainda mais o compromisso da Eldorado. Em 2013 o nosso bate papo ocorreu em um barco no rio Paraná. Hoje conseguimos trazer o público bem mais próximo da nossa realidade”, ressalta.

O evento, que aconteceu próximo ao distrito de Garcias, na fazenda de Jorge Haddad, contou com a presença de autoridades do município. Para o secretário municipal de meio ambiente, agronegócio, ciência e tecnologia, Jurandir da Cunha Viana, o que a Eldorado fez foi de extrema importância. “Estamos ligados diretamente com essa empresa. A nossa parceria, junto com o assentamento Pontal do Faiá, teve ótimos frutos e viemos prestigiar mais uma ação da Eldorado”, finaliza.

Para Pascoal Secco, “o Sindicato Rural foi convidado e participa desses eventos, pois sabe da importância de cada vez mais buscar atualização e ser também um mobilizador. Tudo o que estamos vendo aqui, sem dúvida, iremos repassar para mais pessoas”, conclui.

Ainda para Germano, a relação com os nossos parceiros é de total confiança. “Transparência é a nossa palavra de ordem. Hoje temos uma equipe de profissionais com mestrado e doutorado que cuidam do nosso solo. Devolvemos no futuro uma terra igual, ou até melhor do que nos foi passado. Essa é a nossa proposta”, finaliza.

Tecnologia

A tecnologia existente na empresa também chamou atenção de todos que participaram do 3º encontro de parceiros florestais. Pulverizadores auto propelido, Vant – veículo aéreo não tripulado, entre outros, estavam em exposição para que o público pudesse sanar todas as dúvidas.

De acordo com o analista de sistema de informação geográfica da Eldorado, Josué Pedro dos Santos, “hoje trabalha-se com tecnologia de ponta para otimizar o tempo e conseguir melhores resultados. O veículo aéreo não tripulado é um exemplo. Conseguimos com esse equipamento cobrir um raio de até 3 quilômetros e alcançar uma altura de 100 até 1000 metros”.

Santos diz ainda que o VANT é controlado por uma inteligência artificial computadorizada. “Fazemos várias imagens georeferenciais do local, o mapeamento de APP – Área de Proteção Permanente, reserva legal, abrangência de pastagens, entre outros fatores. Hoje a Eldorado tem 4 equipamentos desse e diminuímos custos e garantimos mais qualidade”.

Palestra

A palestra com o tema “Manejo da fertilidade do solo em plantios de eucalipto”, foi ministrada pelo professor doutor Júlio Neves. Júlio é engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Viçosa e abordou sobre as crenças e mitos com o plantio do eucalipto.

Para Neves, “o clima é um fator limitante de origem. As pessoas acreditam que o eucalipto seca o solo e tira a fertilidade dele. Isso é um mito. Quando falamos em clima não temos como mudar e sim, usar a água de forma eficiente. Dados mostram que 500 litros de água consumida pelas árvores, produzem um quilo de madeira. A proposta é a produção com sustentabilidade”.

Outra questão abordada durante a palestra e muito falada para quem trabalha com a área de silvicultura é sobre o melhoramento genético. Segundo o engenheiro agrônomo, “esse melhoramento e o manejo do solo irão contribuir com a economia da área e também da nutrição. Tudo tem que estar caminhando junto, com pesquisas e resultados. A boa nutrição é uma condição necessária, mas não suficiente para obter boa produtividade. O conceito de nutrição é medido pelas características do solo e da planta. O crescimento e a produção são consequências da fase inicial, onde solo, muda e luz, assim como outros fatores, são essenciais. Em 1966 iniciou-se a adubação do eucalipto e até hoje precisamos alimentar também essas árvores. Muitos acreditam que as raízes que absorvem a água são as grossas. Isso é um mito, pois as que absorvem água são as finas e as médias”, conclui.

Após o término da palestra, Júlio Neves tirou as dúvidas dos participantes e ocorreu uma demonstração dos maquinários da Eldorado Brasil.

Informações apresentadas

Dados da Eldorado foram apresentados para o público participante. Segundo Germano, a Eldorado tem capacidade de ser uma das maiores produtoras de celulose do mundo. “Cerca de 90% da nossa matéria prima é para exportação. Mato Grosso do Sul tem boas florestas e está dentro de uma ótima área. Aqui você planta e colhe, o que diferencia de outros lugares”.

Em sua fala, o diretor florestal apresentou ainda que de 2005 até 2013, cresceu muito o número de florestas plantadas. “A média do Brasil é de 5% e em Mato Grosso do Sul temos uma média de 17%. Hoje estamos com aproximadamente 180 mil hectares de áreas plantadas. Trabalhamos muito com a escolha do material genético e já temos 500 clones já testados e 2.500 colaboradores. Plantamos em média 250 mil árvores por dia, o que mostra a grandiosidade de nossos projetos para médio e longo prazo”, finaliza.

Germano agradeceu a presença de todos que participaram do evento e segundo informações dos participantes, foi um momento de conhecer de perto o trabalho da empresa e sanar todas as dúvidas sobre o eucalipto.

Para ver as fotos do evento, entre na galeria do site do Sindicato Rural de Três Lagoas. O endereço eletrônico é www.srtl.com.br .

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul continua sem casos confirmados de sarampo em 2025

Estado mantém vigilância ativa e reforça ações de prevenção nas fronteiras; 84 notificações foram registradas, mas nenhuma confirmação

Inca lança relatório sobre câncer de mama no Brasil

São estimados 73.610 novos casos este ano no país

USF Santa Rita terá atendimento parcial nesta segunda devido à manutenção da Elektro

Unidade funcionará apenas para acolhimento e orientações pela manhã; consultas e procedimentos foram remarcados