26.5 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Em ressocialização, detentos trabalham em obras do Aquário do Pantanal

31/07/2014 – Atualizado em 31/07/2014

Local será maior aquário de água doce do mundo e atualmente é a maior obra pública de MS

Por: Diário Digital

Nesta terça-feira (29), o juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, visitou a obra do Aquário do Pantanal, onde detentos dos regimes aberto e semiaberto trabalham na construção. O local será o maior aquário de água doce do mundo e atualmente é a maior obra pública no Estado de Mato Grosso do Sul.

O magistrado verificou as instalações e as atividades dos apenados. Também conversou com os responsáveis da empresa que realiza a obra e com alguns detentos que deram seus relatos. O juiz aproveitou para orientar os trabalhadores sobre a oportunidade que estão tendo, mantendo o foco no trabalho e fez o pedido de que eles ajudem os outros colegas a não se desviarem.

Ainda segundo o juiz Albino Coimbra, hoje trabalham neste canteiro 90 presos por meio de um convênio com o Conselho da Comunidade e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Ele avalia positivamente as atividades desenvolvidas no Aquário do Pantanal. Albino Coimbra ainda ressaltou o trabalho desenvolvido pelo projeto Pintando Educação com Liberdade que reforma escolas estaduais na capital. “O impacto deste trabalho é direto porque são ações concretas de imediato retorno à sociedade”.

Para o preso do regime aberto, André Aparecido da Silva, 33 anos, que trabalha há 5 meses nesta obra, o mais importante de trabalhar nesta construção é ser reconhecido hoje como um trabalhador e não como um preso. “Hoje eu tenho satisfação de acordar cedo e poder vir para o meu lugar de trabalho e depois levar o melhor para os meus filhos, minha esposa e minha família”.

André recebe um salário, vale-alimentação, vale-transporte e uma cesta básica. Ele reconhece a oportunidade que teve, por meio dos convênios realizados pela 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande. “Hoje eu estou no regime aberto e sou registrado pela empresa. Estou aqui na maior obra pública do Estado. E em breve já estou indo pra minha casa voltando com a cabeça erguida”. (Com informações Tribunal de Justiça)

Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS terá três mega usinas de energia solar com potencial para suprir 63% do consumo atual do Estado

Iniciativa envolve parceria com a Casa dos Ventos, com investimento de R$ 5,12 bilhões

MS tem o 2º maior crescimento do PIB do país em 2023

O desempenho sul-mato-grossense foi o segundo maior do país, atrás apenas do Acre (14,7%).

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.