24/07/2014 – Atualizado em 24/07/2014
Por: Canal Tech / Correio do Estado
O Facebook divulgou no final da tarde desta quarta-feira (23) os resultados financeiros para o segundo trimestre do seu ano fiscal de 2014, com lucros de US$ 2,91 bilhões e US$ 0,42 de ganho por ação (EPS). No mesmo período do ano passado, a empresa havia registrado resultados de US$ 1,81 bilhão, o que significou um crescimento de 61% na receita.
O crescimento do site no trimestre surpreendeu estimativas de Wall Street, que previam um lucro de US$ 2,81 bilhões e US$ 0,32 EPS.
“Tivemos um bom segundo trimestre. Nossa comunidade continua a crescer e vemos muitas oportunidades à frente conforme conectamos o resto do mundo”, escreveu o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, no documento.
O maior destaque dos resultados, no entanto, é o desempenho da plataforma mobile da rede social, que já é responsável por 62% de toda a receita com publicidade. No mesmo trimestre do ano passado, a receita móvel correspondia a 41% de toda publicidade. A velocidade de crescimento de receitas móveis já é duas vezes maior que outras plataformas.
Os números mostram algo que há algum tempo já é observado pelo Facebook: a base móvel é, sim, a mais importante. Do total de 1,32 bilhão de usuários, 391 milhões são considerados exclusivamente móveis.
O número é bem superior aos 240 milhões de usuários exclusivamente desktop. No total, o Facebook já tem 1,05 bilhão de usuários móveis por mês – com um retorno diário de 63% deles.
Comparado com o primeiro trimestre do ano fiscal, o crescimento da base de usuários foi de 3,125%. A contagem diária de usuários subiu 3,36% desde o trimestre passado, de 802 milhões para 829 milhões. Ano a ano, o crescimento foi de 19%.
Só nas plataformas móveis, o crescimento foi de 5,9% no trimestre, com um aumento de 7,4% de engajamento diário, de 609 milhões para 654 milhões. Em relação ao Q2 de 2013, o crescimento foi de 39%.
O site viu um crescimento até em regiões onde supostamente estava perdendo usuários, como os Estados Unidos e Canadá – e nesses lugares, ganhou 2 milhões de usuários mensais.
Do outro lado da moeda, o site viu uma pequena queda nas receitas de pagamentos dentro do Facebook, em plataformas de e-commerce ou web games – de onde o site fica com 30% do valor. Em relação ao trimestre anterior, a receita observou uma pequena queda de US$ 237 milhões para US$ 234 milhões.
