Geral – 07/03/2012 – 10:03
Novidades chamam atenção na CeBIT, maior exposição internacional de alta tecnologia
O CeBIT (Salão de Tecnologias da Informação e da Comunicação, sigla em ingês), a maior exposição internacional de alta tecnologia, realizada em Hannover, na Alemanha, que começou na segunda-feira, está recheada de novidades.
A feira, que reúne cerca de 4.200 expositores de 70 países, apresenta as últimas novidades tecnológicas. Entre elas, está um céu que promete acabar com o ambiente fechado dos escritórios e um carro que pode se retrair para ajudar o motorista a estacionar.
Céu virtual
Para eliminar a iluminação deprimente dos escritórios, cientistas alemães desenvolveram um sistema que reproduz no teto um “céu virtual”. Este sistema de “céu virtual” utiliza telas planas cumpridas fixadas no teto que, graças a 288 mini-LEDs podem produzir, cada uma, vermelho, azul, verde e branco, oferecendo 16 milhões de combinações de cores.
Os mini-LEDs também podem formar móveis como nuvens e reproduzir a luz do dia, nascer e pôr-do-sol, de acordo com a hora.
Com isso, os funcionários podem ter a sensação de trabalhar sob um sol de primavera, adornado aqui e ali com as nuvens que passam lentamente sobre suas cabeças.
Estudos mostram que a sensação de espaço aumenta a produtividade do trabalhador significativamente, disse Matthias Bues, o cientista do Instituto Fraunhofer, que desenvolveu este sistema.
“A luz é realmente uma grande influência sobre o seu bem-estar e as pessoas gostam de sentir que não estão realmente no escritório”, acrescentou.
Os painéis, que medem 50 cm² por peça, custam 1.200 euros.
Carro elétrico inteligente
Outra novidade apresentada foi um carro que pode se contrair até 50 centímetros para facilitar o estacionamento. Com 2,1 metros, o pequeno veículo de dois lugares, de cor azul cobalto, pode reduzir seu comprimento em 50 centímetros. O carro também é equipado com rodas que giram em 360°, o que permite estacionar lateralmente.
Dotado de sensores para evitar um “encostão”, o próprio carro pode manobrar e até ir te buscar na porta de seu trabalho graças a um computador que o conduz sem a necessidade de motorista e que obedece seu smartphone, explicou Timo Birnschein, do Centro Alemão de Inteligência Artificial.
“A tecnologia para fazer tudo isso existe” e uma produção é previsível “nos próximos 5 ou 6 anos”, afirmou Birnschein, que está à frente de uma equipe de dez pessoas que trabalham há 15 anos no projeto.
Trata-se de um veículo elétrico destinado a um uso cidadão, com uma velocidade máxima de 55 km/h e uma autonomia de 100 km com as baterias totalmente carregadas. As rodas que fazem a rotação também produzem uma energia que o carro pode utilizar.
Mas a inovação mais surpreendente é a possibilidade de acoplar cerca de vinte desses carros, criando uma espécie de pequeno trem conduzido pelo motorista à frente. Com esta configuração, os carros colocam sua energia em comum.
No momento, trata-se apenas de um protótipo, o que torna difícil estimar o preço desta tecnologia.
Fonte: Band / Odd Andersen / AFP


