Policial – 06/03/2012 – 16:03
Três Lagoas visando à implantação efetiva da filosofia de Polícia Comunitária norteada pelo Comando Geral da Polícia Militar, o Comandante do 2º BPM, Major Monari e o Capitão Paulo, responsável pela coordenação das ações de polícia comunitária na cidade de Três Lagoas-MS, iniciaram nesta segunda-feira, dia 05 de março, o ciclo de Palestras nas Escolas Estaduais do município. A primeira escola a receber a palestra foi a Escola Estadual Bom Jesus, localizada no Bairro Vila Nova.
Cerca de 800 (oitocentas) pessoas, do período matutino e vespertino, entre alunos do ensino fundamental e médio, servidores e professores da escola assistiram as palestras. O primeiro tema abordado foi sobre a Polícia Comunitária e a Comunidade, com o objetivo único de aproximar a comunidade cada vez mais da polícia, e mostrar a importância da sua participação nas ações de polícia, sugerindo, criticando e denunciando os problemas do bairro enfrentados pelos moradores. A palestra foi ministrada pelo Capitão PM Paulo Ribeiro dos Santos. No segundo momento, foi ministrada uma palestra sobre entorpecentes, em especial falando sobre o Crack, que foi ministrada pelo 2º Sgt PM Jefferson Barbosa de Paula, instrutor do Proerd.
Como forma de participação, foi deixada uma urna que ficará na escola a disposição por uma semana em local visível e de acesso, para que os alunos e servidores possam depositar as críticas, sugestões e denúncias dos problemas relacionados à segurança da comunidade.
O 2º BPM já realiza outras ações de Polícia Comunitária, como as Audiências Comunitárias nos Bairros, com a participação dos moradores, em que são constituídas comissões de 6 a 7 moradores para que mensalmente participem de uma reunião com o Comandante da PM, com o objetivo de identificar os problemas locais promovendo a integração da polícia com a comunidade, estabelecendo juntos ações estratégicas de emprego do policiamento no bairro onde residem.
Fonte: Comunicação do 2º Batalhão da Policia Militar / Policia Militar