32.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

A Polícia Comunitária e a comunidade

Policial – 06/03/2012 – 16:03

Três Lagoas visando à implantação efetiva da filosofia de Polícia Comunitária norteada pelo Comando Geral da Polícia Militar, o Comandante do 2º BPM, Major Monari e o Capitão Paulo, responsável pela coordenação das ações de polícia comunitária na cidade de Três Lagoas-MS, iniciaram nesta segunda-feira, dia 05 de março, o ciclo de Palestras nas Escolas Estaduais do município. A primeira escola a receber a palestra foi a Escola Estadual Bom Jesus, localizada no Bairro Vila Nova.

Cerca de 800 (oitocentas) pessoas, do período matutino e vespertino, entre alunos do ensino fundamental e médio, servidores e professores da escola assistiram as palestras. O primeiro tema abordado foi sobre a Polícia Comunitária e a Comunidade, com o objetivo único de aproximar a comunidade cada vez mais da polícia, e mostrar a importância da sua participação nas ações de polícia, sugerindo, criticando e denunciando os problemas do bairro enfrentados pelos moradores. A palestra foi ministrada pelo Capitão PM Paulo Ribeiro dos Santos. No segundo momento, foi ministrada uma palestra sobre entorpecentes, em especial falando sobre o Crack, que foi ministrada pelo 2º Sgt PM Jefferson Barbosa de Paula, instrutor do Proerd.

Como forma de participação, foi deixada uma urna que ficará na escola a disposição por uma semana em local visível e de acesso, para que os alunos e servidores possam depositar as críticas, sugestões e denúncias dos problemas relacionados à segurança da comunidade.

O 2º BPM já realiza outras ações de Polícia Comunitária, como as Audiências Comunitárias nos Bairros, com a participação dos moradores, em que são constituídas comissões de 6 a 7 moradores para que mensalmente participem de uma reunião com o Comandante da PM, com o objetivo de identificar os problemas locais promovendo a integração da polícia com a comunidade, estabelecendo juntos ações estratégicas de emprego do policiamento no bairro onde residem.

Fonte: Comunicação do 2º Batalhão da Policia Militar / Policia Militar

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.