30 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de abril, 2026

Saída de Barbosa retoma debate para indicações para o STF

01/06/2014 – Atualizado em 01/06/2014

Presidente Dilma Rousseff fará sua quinta indicação ao STF

Por: Terra

Aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, que deixará o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), retomou a discussão sobre o modelo de indicação para a mais alta Corte do País, segundo informações publicadas neste sábado pelo jornal O Estado de S.Paulo. A presidente Dilma Rousseff fará sua quinta indicação ao STF – caso a presidente se reeleja em outubro, o tribunal terá 10 dos 11 ministros indicados pelo PT. Na Câmara dos Deputados, pelo menos sete projetos incluem a participação de entidades e até mesmo do Parlamento no sistema de substituição de ministros.

Uma das Propostas de Emenda cria a obrigatoriedade de formação de uma lista com seis nomes indicados pelos ministros do próprio STF. A PEC estabelece também a idade mínima de 45 anos para os candidatos para a vaga de ministro e determina que seja um juiz de carreira. Alguns deputados defendem que entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e o próprio Judiciário indiquem nomes à Presidência da República. A saída de Barbosa deve aumentar a pressão no Congresso para a aprovação de mudanças no sistema.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Traficante é preso em ação da Força Tática no Novo Oeste

Suspeito de 21 anos confessou a venda de entorpecentes durante abordagem nesta quinta-feira, 09

Rede Feminina realiza leilão beneficente no dia 26 de abril para manter atendimentos em Três Lagoas

Presidente e vice da instituição destacam o aumento da demanda, além da necessidade de voluntários e importância do evento para sustentar a entidade

“Dinheiro na Mão” da 96 Caçula premia ouvinte com R$ 500 em Três Lagoas

Sorteio foi realizado ao vivo no programa de Toninha Campos e reforça o sucesso da campanha com apoio de parceiros locais