20/05/2014 – Atualizado em 20/05/2014
Por: Folha Press
O PSDB ingressou ontem (19) na Justiça Eleitoral com ação contra o senador Lobão Filho (PMDB-MA), pré-candidato ao governo do Maranhão, por discurso feito no interior do Estado em que acusa o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência da República, de ser contra o programa Bolsa Família.
A fala de Lobão Filho foi registrada no dia 3 de maio em vídeo gravado por um aliado de Aécio no Maranhão, durante discurso em ato político na cidade de Barra do Corda (MA).
No discurso, o senador diz que está “preocupado” porque Aécio teria declarado na véspera que era contra o Bolsa Família. Depois o peemedebista pergunta à população: “Quem de vocês aqui gosta do Bolsa Família levanta a mão?”.
Ao perceber que a grande maioria dos presentes defende o programa, o senador dispara: “Isso me preocupa, porque nossos adversários estão unidos ao Aécio Neves e ele já disse em todas as emissoras e jornais que é contra o Bolsa Família e contra o aumento que a presidente Dilma havia dado ao Bolsa Família”, afirmou Lobão Filho.
O ato político ocorreu dois dias depois de Dilma anunciar, em cadeia nacional de rádio e TV, a ampliação do benefício pago pelo programa. No Maranhão, cerca de metade da população do Estado recebe o Bolsa Família.
Coordenador jurídico da campanha de Aécio, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) convocou a imprensa nesta tarde para apresentar o vídeo. O ato político foi organizado pelo PMDB local para recepcionar Lobão Filho, que é filho do ministro Edson Lobão (Minas e Energia).
Sampaio disse que o senador cometeu crime de propaganda eleitoral antecipada negativa, sujeito a multa de R$ 25 mil pela Justiça Eleitoral. O PSDB também estuda processar Lobão Filho pelo crime de injúria pelas ofensas feitas a Aécio.