30 C
Três Lagoas
quinta-feira, 7 de agosto, 2025

Terremoto de 6 graus atinge sul do México e capital do país

10/05/2014 – Atualizado em 10/05/2014

Por: Correio do Estado/ FolhaPress

Um forte e prolongado terremoto de 6 graus de magnitude no sul do México sacudiu durante a madrugada de hoje na capital do país, dois dias após um tremor similar.

Segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora os tremores em todo o planeta, o tremor aconteceu às 2h36 (4h36 de Brasília), a uma profundidade de 35 km, com epicentro a sete quilômetros ao oeste de Tecpan, um município do estado de Guerrero, na costa do Pacífico.

Já o Centro Sismológico Nacional do México calculou o tremor em 5,9 graus de magnitude, a uma profundidade de 10 km.

“Até o momento não temos notícias de danos em nenhum estado”, afirmou o coordenador nacional da Proteção Civil, Luis Felipe Puente.

De acordo com ele, o fenômeno foi um tremor secundário do terremoto de 8 de maio, que atingiu 6,4 graus e provocou o desabamento de uma ponte.

O terremoto levou algumas pessoas para as ruas na Cidade do México, preocupadas com as consequências. Mas desta vez a energia elétrica não foi cortada na cidade.

Tecpan, uma cidade de 62 mil habitantes que fica 490 km ao sul da Cidade do México, também foi o município mais próximo do epicentro do tremor de quinta-feira e do terremoto de 18 de abril, que teve magnitude de 7,2 graus.

O território mexicano se encontra dividido entre cinco placas tectônicas e registra um dos maiores índices de atividade sísmica no mundo.

Em 19 de setembro de 1985, um terremoto de 8,1 graus destruiu parte da Cidade do México e deixou 3.700 mortos, segundo os números oficiais, mas organizações civis calculam mais de 20 mil mortos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Exportações do Brasil avançam em julho com apoio de países parceiros

Balança comercial registra alta de 4,8% nas vendas externas; Argentina lidera em crescimento de volume

Com vínculos que ultrapassam 16 anos, Casa da Saúde de MS é referência no tratamento contínuo de pacientes crônicos

Mais de 26 mil pacientes ativos utilizam o serviço de forma ininterrupta; lista inclui medicamentos para doenças como asma, Parkinson, epilepsia e hipertensão pulmonar Sete...

Chefes do Escoteiro Guaicurus falam sobre educação e valores no Jornal da Manhã

Grupo Escoteiro Guaicurus mostra como programas de escotismo formam jovens conscientes, promovem educação ativa e envolvimento comunitário