30.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 30 de março, 2026

Supermercados são orientados a não vender leite suspeito

09/05/2014 – Atualizado em 09/05/2014

Supermercados são orientados a não vender leite suspeito de fraudes

Por: Agência Brasil

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) está orientando os associados a “interromper imediatamente” a comercialização do leite das indústrias Pavlat e Hollmann. As marcas estão envolvidas na nova fase da Operação Leite Compen$ado deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Ambas são suspeitas de vender leite adulterado ou fora dos padrões sanitários.

De acordo com nota divulgada pela Agas, a medida é preventiva. A associação diz que acompanha as investigações e, enquanto houver dúvidas sobre quais são os lotes adulterados, recomenda que os supermercados retirem as marcas das gôndolas e cessem a comercialização.

A Agas garante que, mesmo após a retirada destas marcas dos pontos de venda, “os consumidores não enfrentarão dificuldades no abastecimento de leite”. Segundo a associação, as duas marcas investigadas representam apenas 3% da venda.

A Operação Leite Compen$ado começou em maio do ano passado, com base em investigações iniciadas em janeiro de 2013. Hoje (8), foi deflagrada a quinta fase da operação. De acordo com o Ministério Público, cerca de 1 milhão de litros de leite adulterado foram colocados à venda pelas duas marcas.

Em resposta às acusações, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento colocou as empresas Pavlat e Hollmann sob Regime Especial de Fiscalização (REF). As ações de inspeção nas empresas serão intensificadas e nenhum produto será liberado para comercialização até que os resultados de análises oficiais de cada lote produzido demonstrem estar em conformidade com os padrões. Somente então, o lote poderá ser vendido. Em caso de nova fraude, as empresas ficam obrigadas a incluir análises específicas dentro do programa de controle de qualidade.

Em nota enviada a Agência Brasil hoje à noite, a Inovare Beneficiadora de Alimentos, detentora da marca Pavlat, diz que “que mantém estreito acompanhamento dos fatos que resultaram na expedição do mandato de prisão contra um de seus diretores”, e que, “sem o conhecimento da denúncia formal por parte de seus advogados, a empresa aguarda para apresentar sua defesa”.

A empresa acrescenta que enviou ofício ao Ministério da Agricultura com os documentos pedidos e com laudos de análise das contraprovas que apontaram resultados “dentro dos padrões estabelecidos”. “Essa diferença de resultados nos laudos pode estar relacionada com a estocagem do produto em centro de distribuição ou no ponto de venda”, destacou a nota. Em relação ao recall, a Inovare informou que os lotes estavam fora de circulação porque o prazo de validade havia expirado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aniversariante Maçonaria Aquarius e Chà Revelação

Na última sexta-feira, dia 27, a Loja Maçonaria Aquarius foi palco de uma noite especial repleta de alegria e confraternização. O venerável Leandro, ao...

Suspeito de furto é preso e caixa de som recuperada em Três Lagoas

Homem com mandado de prisão em aberto tentou escapar da Força Tática, mas foi detido após ser identificado por câmeras de segurança

Disparos dentro de casa terminam com apreensão de armas pela Força Tática no Jardim Ipanema

Homem de 54 anos confessou tiros no interior da residência e foi levado à delegacia após ação na manhã desta segunda-feira, 30