39.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de outubro, 2025

MPF questiona licença para expansão

06/05/2014 – Atualizado em 06/05/2014

Vale e Vetria planejam aumentar produção; projeto tem sido chamado de ‘Belo Monte do Pantanal’

Por: Correio do Estado

A Reportagem na edição de hoje (06) do jornal Correio do Estado mostra que dois grandes projetos bilionários de expansão de mineração, um da Vale do Rio Doce, outro da Vetria, que estão localizados na região da morraria de Corumbá, são considerados pelo Ministério Público Federal (MPF) o “Belo Monte” do Pantanal, em alusão ao gigantesco projeto de construção da usina hidrelétrica no Rio Xingu, tamanho o impacto social, econômico e ambiental para toda a região de Corumbá e Ladário.

Tais projetos não apresentam condicionantes que atenuem a interferência direta e indireta da atividade mineradora na vida da população local e colocam em risco um dos maiores bens do Pantanal: a água.

A Vale, que já conseguiu licença ambiental prévia, embora a autorização tem sido questionada pelo MPF, pretende ampliar produção, passando dos atuais quatro milhões de toneladas por ano para 10,5 milhões de toneladas de minério de ferro, até 2018.

Já a Vetria Mineração S.A., que ainda pleiteia licença, já anunciou investimentos de R$ 11,5 bilhões na ampliação da planta industrial do município, em mina localizada na região da comunidade tradicional de Antônio Maria Coelho, a 40 km de Corumbá-MS.

Em audiência pública, no início do mês, que debateu os impactos ambientais e sociais sobre as comunidades no entorno das minas, o Ministério Público Federal (MPF/MS) se mostrou bastante preocupado com os dois projetos, uma vez que um dos grandes impactos da exploração das jazidas é sobre a água, utilizada para lavar o minério, e que já está em falta ou em má qualidade nas comunidades habitadas naquelas áreas, impactadas pela produção.

Foto: Correio do EstadoA expansão da extração de minério na região pode comprometer o abastecimento de água

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia recupera celular furtado e identifica receptador

Aparelho havia sido levado de veículo de empresa há dois meses; homem comprou por R$ 300 sem nota fiscal

Ouvidor de Três Lagoas representa município em encontro nacional sobre saneamento

Evento em Campo Grande reuniu especialistas de todo o país para debater inovação, clima e gestão pública

Jovem pede ajuda à irmã após agressão; marido é preso com espingarda

De acordo com a Polícia Militar e o boletim de ocorrência, o rapaz de 20 anos foi detido em flagrante após denúncia de violência...