04/05/2014 – Atualizado em 04/05/2014
Por: PORTALIMPRENSA
Önder Aytaç, um colunista do jornal de oposição na Turquia Taraf, foi condenado a 10 meses de prisão na última segunda-feira (28/4) por uma mensagem publicada em seu Twitter em 2012. Ao adicionar uma letra em uma palavra por engano, ele mandou o presidente turco “ir se ferrar”.
Erro de digitação causou pena de 10 meses de prisão do jornalista
Segundo a Exame, a mensagem original era um comentário irônico do jornalista à medida do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan de fechar todas as escolas particulares da Turquia. “Kapat be ustam”, em português, significa algo como “Feche-as, mestre”. “Ustam”, que significa “chefe” ou “mestre”, é um termo comum na Turquia em referência ao chefe de estado. Porém, a palavra “ustamk”, como foi publicada, com uma letra K no final, pode ter uma conotação totalmente diferente.
De acordo com o portal Business Insider, “Ustamk” é um termo ofensivo na Turquia, que significa algo como “vai se ferrar” em português. O jornalista foi condenado por insultar autoridades públicas. Ele se defende afirmando que a letra K no fim da palavra foi um erro de digitação, e não tinha a intenção de gerar um comentário de duplo sentido.