21.8 C
Três Lagoas
sábado, 4 de abril, 2026

Estados Unidos espera cooperação com Rússia sobre problemas da Coreia do Norte

Internacional – 01/03/2012 – 14:03

Os Estados Unidos garantiram que haverá um progresso real nas negociações com a Coreia do Norte mediante cooperação estreita com a Rússia e outros sócios do sexteto formado, ainda, pela Inglaterra, pela França, pela China e pela Alemanha sobre o problema norte-coreano. Na quarta-feira, 29 de fevereiro, o Departamento de Estado norte-americano informou que o país asiático aceitou diminuir sua atividade militar atômica e rejeitar as provas de armamento nuclear em troca de ajuda de alimentos.

No entanto Pyongyang impediu Washington de fazer o programa de ajuda humanitária e de pedir mais grãos de arroz, que segundo os Estados Unidos era destinado à elite e aos militares, mas finalmente o aceitou como inicialmente planejado. Outro funcionário da administração norte-americana informou que os Estados Unidos planeja fornecer a Coreia do Norte 20 mil toneladas de alimentos anuais, especialmente óleo e feijão.

A China aplaudiu a melhora das relações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos e expressou sua disposição em contribuir com o avanço no processo de negociação, informou o porta-voz do governo chinês, Hong Lei. Já o Japão espera das autoridades norte-coreanas passos concretos para a desnuclearização da península, disse o ministro nipônico de Assuntos Exteriores, Koichiro Gemba.

A Coreia do Norte aceitou frear seu programa de enriquecimento de urânio e estabelecer uma moratória sobre as provas nucleares e de mísseis de longo alcance e a troca de ajuda alimentar, anunciou a porta voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos Victória Nuland. Pyongyang também aceitou inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica para verificar a moratória sobre o envelhecimento de urânio e para confirmar o desmantelamento do reator nuclear de Yongbyon.

Fonte: Diário da Rússia

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS registra alta de chikungunya e confirma 7 mortes em 2026

Estado soma mais de 3,6 mil casos prováveis da doença; dengue também preocupa, com vacinação em andamento

Café com Prosa encerra Mês da Mulher com acolhimento e escuta em Três Lagoas

Ação do CRAM reúne autoridades, palestra e troca de experiências para fortalecer apoio às mulheres assistidas

De desafio interno a estilo de vida: servidor do Detran-MS transforma rotina com a corrida

Gerente de Gestão de Pessoas, David Fagundes já completou oito meias-maratonas e foi homenageado na Corrida dos Poderes