30.8 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Estão abertas as inscrições para o Concurso Tempos de Escola

16/04/2014 – Atualizado em 16/04/2014

Estão abertas as inscrições para o Concurso Tempos de Escola 2014

A iniciativa propõe reflexão sobre o papel da cidade como território educador

Por: Assessoria

O Concurso Tempos de Escola, realizado pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Canal Futura e apoio da Fibria, já está com inscrições abertas. Com tema “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, a 6ª edição do Concurso Tempos de Escola é direcionada aos alunos da rede dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Além dos 15 municípios participantes do PVE, o qual Selvíria recebe as atividades pelo segundo ano consecutivo, em 2014 outros dois, Barra Mansa/RJ e Itapeva/SP, participam somente do Concurso Tempos de Escola.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar estudantes dos municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação para a importância da dedicação aos estudos e ao valor da educação em seu desenvolvimento, promovendo uma reflexão sobre a existência de processos educativos em todos os lugares e o papel da cidade como território educador.

O concurso é dividido em quatro categorias, agrupando estudantes de acordo com a familiaridade de seus conhecimentos sobre escrita e língua. Com o subtema “Venha conhecer a minha terra”, os alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental escreverão uma carta para algum destinatário específico, apresentando atrações do município e diversas características locais.

Os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental trabalharão o subtema “Pessoas da minha cidade”, produzindo a biografia de um personagem local, a partir da forma que ele contribui com a comunidade. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio escreverão sobre o subtema “Minhas aprendizagens na cidade e na escola”. Para categoria Educação de Jovens e Adultos, a proposta é escrever a biografia de um personagem da localidade, também a partir do subtema “Venha conhecer a minha terra”.

“Nosso objetivo é conscientizar a comunidade em relação ao potencial de ensino e aprendizado que sua cidade tem a oferecer. A ideia é que os alunos conheçam mais a região na qual vivem e entendam melhor esse potencial”, diz Anna Paula Colacino, coordenadora do projeto Parceria Votorantim pela Educação.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.blogeducacao.org.br até 10 de julho e os vencedores serão conhecidos em setembro.

Presente, atualmente, em 15 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das empresas do Grupo Votorantim para mobilizar a sociedade. Em 2013, o projeto trabalhou com o tema “valorização da leitura”.

O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.

Nos últimos dois anos, por meio da parceria com a Fibria, o PVE beneficiou mais de 11 mil pessoas, envolvendo alunos, pais, comunidade, parceiros da Educação e empresários, nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Selvíria.

Sobre o Instituto Votorantim

Com 12 anos de atuação, o Instituto Votorantim orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, trabalho, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Em 2013 foram investidos 61,5 milhões de reais em 249 projetos, de 149 municípios brasileiros, que beneficiaram mais de 452 mil pessoas.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas homologa licitações para compra de medicamentos e controle de pragas em escolas

Contratos somam mais de R$ 108 mil e atendem áreas da Saúde e Educação do município

Projeto acelera recuperação da Mata Atlântica e reduz tempo de crescimento das espécies pela metade

Iniciativa na Bahia combina seleção genética e manejo para criar florestas mais resilientes às mudanças climáticas Uma iniciativa de restauração florestal na Mata Atlântica, desenvolvida...

Hospital Regional de MS mantém indicador máximo em segurança do paciente pelo quarto ano seguido

Unidade é referência estadual em alta complexidade e reforça qualidade no atendimento para moradores de Três Lagoas e região