11/04/2014 – Atualizado em 11/04/2014
Ciclista que já rodou por 9 países em busca da conscientização ambiental, passa por Três Lagoas
Ele está de passagem pela cidade rumo ao Rio de Janeiro
Por: Rayani Santa Cruz
Claudio Heleno Rodrigues de 43 anos, está fora de casa a cerca de três anos e meio, ele saiu de viagem rumo a conscientização ambiental e incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte.
No dia 08 de outubro de 2010, Claudio Rodrigues pai de duas filhas, avô e morador do Bairro Jacarepaguá, zona leste do Rio de Janeiro, juntou apenas algumas peças de roupa e montou em sua bicicleta rumo à países da América do Sul, vivendo muitas aventuras sob duas rodas.
Mostrando seu álbum com recortes de jornal de algumas das cidades que passou, o aventureiro conta que no total foram 29.750 km percorridos e nove países visitados como Argentina, Equador, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela.
Rodrigues fala espanhol fluentemente após mais de três anos de visitações, ele faz palestras sobre preservação ambiental e busca incentivar o uso de objetos que não causam danos a natureza.
“Meu objetivo é mostrar para as pessoas, que andar de bicicleta é o melhor meio de transporte, pois ela não polui o meio ambiente, temos que lutar contra a degradação” diz Rodrigues.
PERIGOS
O ciclista e ambientalista diz que as rodovias oferecem constantes perigos aos viajantes, ele até sofreu um grave acidente na Venezuela. “Um caminhão desgovernado veio arrastando tudo em minha direção, eu só tive tempo de pular em um precipício” conta o ciclista, que ficou hospitalizado vários dias e por pouco não perdeu a vida.
Para Rodrigues os finais de semana são os piores dias para se viajar, e os carros de passeio são os que oferece maior insegurança, pelo fato do mau costume dos motoristas que combinam álcool e direção.
Um fato interessante é o uso da audição para prever perigos, experiente Rodrigues diz que na estrada o ouvido é o seu melhor amigo e que ouve a longas distancias quando um veículo em direção perigosa se aproxima.
LEMBRANÇAS
Claudio Rodrigues diz que o 1° destino foi rumo ao Uruguai e que já havia feito muitas viagens da mesma forma pelo Brasil. Ele pedala de 100 a 130 Km por dia e diz que o país que mais chocou foi a Colômbia pelo fato da grande poluição nos rios.
“Nossa, eu fiquei horrorizado, os tanques combustíveis de caminhão são lavados às margens do rio que atravessa a cidade” explica.
Quando perguntado sobre um local que o agradou devido a preservação Claudio logo responde que o Equador é fascinante por ter um excelente programa de preservação ambiental, além das cidades que são todas um exemplo em relação a limpeza e conscientização sobre o ambiente.
PASSAGEM POR TRÊS LAGOAS
Como tantos aventureiros chega uma hora que o destino chega ao fim, e a vontade de voltar para casa bate no peito, assim quando Rodrigues sentiu esse desejo, logo, decidiu retornar ao Brasil. Ele veio da Bolívia passando por Corumbá, Campo Grande e ficará essa semana em Três Lagoas para depois seguir para São Paulo e por fim Rio de Janeiro.
Sereno Claudio diz que passou por muitas dificuldades, “As vezes falta dinheiro para um Hotel, manutenção da bicicleta, aí a gente pede ajuda, para as secretárias de esportes da cidade, até mesmo para as pessoas”. Ele procurou o secretário de esporte de Três Lagoas que o ajudou com um espaço para dormir, agora o ambientalista precisa de auxilio para alimentação, “A gente sempre pede ajuda por onde passa, eu também faço palestras para ganhar um dinheirinho, mas quando não dá, espero a ajuda da população mesmo” desabafa.
O ciclista e ativista ficará em Três Lagoas até domingo pretendendo seguir a estrada na segunda-feira (14). Sobre a saudades da família ele diz que é comum e por isso está retornando, ele pretende escrever um livro sobre a trajetória e repetir a ação daqui um tempo.
A Rádio Caçula deseja uma boa viagem a esse sonhador ambientalista e deixa o telefone para aquelas pessoas que também sonham com um meio ambiente preservado poder ajudá-lo a voltar para a casa e rever os filhos, (67) 9107 2044.


