38.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de setembro, 2025

Fibria recebe a visita de moradores do Bairro Jupiá

02/04/2014 – Atualizado em 02/04/2014

Os visitantes conheceram desde o viveiro até o final do processo de produção de celulose

Por: Assessoria

Por meio do programa Portas Abertas, moradores do Bairro Jupiá visitaram as unidades Industrial e Florestal da Fibria em Mato Grosso do Sul.

Os visitantes foram recebidos por técnicos da empresa e pelo gerente de produção de celulose, Alexandre Figueiredo, que enfatizou a importância do programa. “Esta é uma oportunidade que a empresa tem de compartilhar com a comunidade como a Fibria produz celulose de maneira sustentável por meio de plantios renováveis”.

A visita teve início na unidade Florestal com uma apresentação sobre o cultivo das florestas, utilização de clones, ações sobre a conservação ambiental e a sustentabilidade empregada na atividade.

Em seguida, os visitantes puderam ver na prática algumas características apresentadas sobre a clonagem em um tour pelo viveiro da unidade, que produz 12 milhões de mudas por ano. “É muito interessante saber que tudo faz parte de um único ciclo e que tudo é feito com base na sustentabilidade. Antes de conhecer o viveiro e saber como é realizado o manejo eu tinha muitas dúvidas, agora irei dividir com a comunidade o que aprendi”, explica a educadora infantil Elaine Cristina Garcia.

Depois do início da operação para a formação da base florestal, foi apresentada como a madeira chega até a unidade Industrial e é transformada em celulose em um processo ecoeficiente. Além da utilização de recursos naturais renováveis, como o reaproveitamento dos restos da madeira e subprodutos do processo para a geração da energia que abastece a operação da fábrica, também é feita a reinserção de 85% da água utilizada na fabricação da celulose. “A visita foi ótima e a comunidade pode entender como é realizado o processo, desde o viveiro, plantio até o produto final e a exportação. Também tivemos a oportunidade de sanar as dúvidas e ouvir o posicionamento da empresa que está ligado diretamente com a sustentabilidade”, explica a presidente da Associação de Moradores do Bairro Jupiá, Anizethe Gonçalves de Oliveira.

Serviço

Escolas, empresas e grupos da comunidade, podem solicitar visitas à Fibria pelo e-mail [email protected].

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Isenção do IPTU 2026 pode ser solicitada a partir desta terça-feira

Benefício contempla aposentados, pensionistas e pessoas com doenças graves ou câncer, desde que atendam aos critérios legais

Dia das Crianças deve movimentar mais de R$ 350 milhões no MS

Pesquisa aponta crescimento na intenção de compra e preferência por presentes pagos à vista e comprados no comércio de bairro

Cidades do MS completam aniversário nesta terça-feira

Paraíso das Águas é o município mais novo, com 22 anos, já Camaputã celebra 77 anos Com trajetórias distintas, mas igualmente marcadas pela luta e...