32.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Vereador promove nota de repúdio contra racismo

19/02/2014 – Atualizado em 19/02/2014

Vereador promove nota de repúdio contra racismo sofrido por Tinga

Por: Assessoria

Bastante indignado com o episódio de preconceito contra o jogador de futebol Tinga, do Cruzeiro, em partida pela Copa Libertadores, no Peru, o vereador Beto Araujo (PSD) trouxe o tema à tribuna da Câmara Municipal de Três Lagoas, na sessão de terça-feira (18), comovendo o plenário e angariando assinaturas para uma Moção de Repúdio contra o ato.

Beto classificou o episódio como pré-histórico e lamentou que isso ainda ocorra nos dias atuais. Ele marcou o seu protesto com um cartaz, onde ressaltou a igualdade entre todos, e solicitou que os presentes dessem uma salva de palmas em solidariedade ao atleta.

Para estender o protesto, o vereador ainda apresentou requerimento verbal da emissão de uma Moção de Repúdio, o que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Todos assinaram a nota, que será enviada à Conmebol, entidade que promove a Copa Libertadores, requerendo que o presidente da entidade, Eugenio Figueiredo, tome medidas disciplinares contra a equipe do Real Garcilaso.

“Todos os seres humanos devem ser tratados com respeito, independente de raça, cor, religião. A hostilidade sofrida pelo Tinga é inaceitável”, destacou Beto Araujo, que revelou ter ficado chocado e muito emocionado quando viu as cenas na televisão.

Entenda o caso
No dia 12 de fevereiro, torcedores da equipe do Real Garcilaso imitavam macacos, todas as vezes que o volante brasileiro Tinga tocava a bola, emitindo sons e fazendo gestos. As cenas de discriminação racial aconteceram durante o jogo de estreia do Cruzeiro na Copa Libertadores, no Peru.

Na última sexta-feira, a Conmebol informou que abriria investigação preliminar para apurar as manifestações de racismo contra Tinga, após receber a queixa formal do Cruzeiro, no dia anterior. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por sua vez, pediu pela exclusão do Real Garcilaso da Libertadores.

Os atos racistas foram repudiados pela população e por autoridades de todas as instâncias no Brasil. “O Legislativo de Três Lagoas não podia ficar calado diante desta barbaridade”, finalizou Beto

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Salas de integração sensorial podem ser implantadas em órgãos públicos de MS

Espaços serão destinados ao acolhimento de pessoas neurodiversas, como indivíduos com TEA e TDAH Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o Projeto...

Leilão Direito de Viver chega à 20ª edição com grande sucesso

A 20ª edição do Leilão Direito de Viver foi um verdadeiro sucesso! O evento, realizado em uma tarde maravilhosa, reuniu grandes nomes da sociedade,...

Festa à Fantasia

No último sábado, dia 8, aconteceu uma animada Festa à Fantasia na residência do casal Juliane Queiroz e Eudes Roberto Menini . O evento...