23.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de abril, 2026

Prefeita nomeia nova presidência do Condecon

19/02/2014 – Atualizado em 19/02/2014

A nova nomeação obedece ao fim da vigência, pré-estabelecida por Lei, para mudança a cada dois anos dos cargos de presidente e suplente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor

Por: Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB) nomeou a nova presidência do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (CONDECON) por meio do Decreto nº 040 de 14 de fevereiro de 2014, publicado nesta terça-feira (18), no Diário Oficial do Município.

Segundo a diretora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL), Lilian Campos, o conselho foi instituído em 2008 e tinha à frente da presidência, nos últimos dois anos, o representante do Poder Executivo, Félix Garcia Torrente e como suplente, José Luiz Ribeiro Feitosa. A presidência do Conselho a partir de agora fica na responsabilidade de Flávia Priscilla Ferreira da Silva, representante do Poder Executivo, e a suplência a cargo de Silvia Sinidei de Souza.

A nova nomeação obedece ao fim da vigência, pré-estabelecida por Lei, para mudança a cada dois anos dos cargos de presidente e suplente do conselho.

O Condecon é formado por 10 membros titulares e respectivos suplentes, sendo um representante da Associação ou entidade de Defesa do Consumidor local; um representante da Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas; um representante do Ministério Público; um representante da Defensoria Pública; um representante da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Três Lagoas; um representante do Procon/TL; um representante do Executivo Municipal; um representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; um representante da Secretaria Municipal de Saúde Pública, lotada no setor de Vigilância Sanitária e um representante da Câmara Municipal.

CONDECON

O conselho tem por objetivo deliberar e fiscalizar, além de promover e articular a política de defesa do consumidor e fiscalizar a aplicação do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – FUNDECON, responsável por propiciar a captação dos recursos financeiros destinados a implementação das ações de proteção e defesa do consumidor.

O mandato dos membros do Condecon não geram nenhum tipo de remuneração pelo exercício do cargo, sendo permitida remuneração somente para despesas de deslocamento a serviço do Conselho.

O Artigo 9º da Lei 2.781 de 17 de dezembro de 2013 prevê:

Compete ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – CONDECON:

I. aprovar as diretrizes e normas do PROCON;

II. aprovar os programas de trabalhos anuais e plurianuais a serem realizados pelo PROCON;

III. acompanhar e fiscalizar a aplicação de recursos destinados ao PROCON, solicitando, se necessários, o auxílio do órgão de finanças do Executivo;

IV. suspender o desembolso de recurso caso sejam constatadas irregularidades na aplicação;

V. dirimir dúvidas quanto à aplicação das normas regulamentares relativas ao PROCON, nas matérias de sua competência;

VI. propor medidas de aprimoramento ao programa de trabalho, bem como outras formas de atuação visando à consecução dos objetivos estabelecidos nesta lei.

VII. Elaborar o seu regimento interno;

VIII. Gerir o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – FUNDECON e estabelecer políticas de aplicação dos recursos;

IX. Aprovar anualmente o plano de aplicação de recursos do Fundo, elaborado pela Gerência de Geral de Administração de Recursos Humanos e Materiais, em consonância com as leis orçamentárias;

X. Aprovar mensalmente as demonstrações de receitas e despesas do Fundo.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em vídeo, empresária alega que avó teria sofrido tentativa de abuso após invasão em Três Lagoas

Relato de empresária aponta que idosa de 84 anos teria sido agredida durante assalto dentro de casa

Homem tenta sequestrar companheira em Três Lagoas e é preso em flagrante pela DAM

Prisão aconteceu após agressões contra companheira serem registradas por câmeras de segurança

Polícia Federal bloqueia R$ 6 milhões em operação contra fraudes em refeições universitárias

Segunda fase da Operação Lucro Espúrio investiga desvios em contratos da UFMS voltados a alunos com necessidade financeira