11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho, 2026

Reitora e mais seis vão responder por fraude de R$ 480 mil

14/02/2014 – Atualizado em 14/02/2014

Por: Correio do Estado

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Maria Oliveira, e mais seis pessoas ligadas à instituição são acusados de improbidade administrativa em uma ação ajuizada esta semana pelo Ministério Público Federal (MPF). O MPF quer a devolução de R$ 480 mil desviados da universidade num esquema que envolveu a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e à Cultura (Fapec) e o Laboratório de Qualidade Ambiental.

Entre 2009 e 2011 a Fapec foi intermediadora de serviços particulares de análise ambiental. Recursos humanos e materiais da UFMS foram utilizados pelo Laboratório de Qualidade Ambiental, que firmou contratos verbais com várias entidades externas públicas e privadas.

“Inexistindo contrato formal, não existe prestação de contas. Sem prestação de contas, não há controle sobre despesas e receitas. O LAQUA servia (e ainda serve) para alimentar o caixa da FAPEC, que, neste cenário, pode usar os valores arrecadados como quiser”, afirmou em nota o Ministério Público Federal.

Além da reitora, Célia Maria Oliveira, o MPF também quer a condenação de Jorge Gonda, José Luiz Gonçalves e Maria Lúcia Ribeiro (ex-gestores do Laboratório); e de Denivaldo Teixeira dos Santos, Luiz Carlos de Mesquita e Reinaldo Rodrigues Fagundes, que já foram secretários executivos da Fapec. O valor arrecadado com a prática irregular é de R$ 480,4 mil, quantia que os procuradores querem ver ressarcidas pelos réus na ação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Quina de São João sorteia R$ 260 milhões neste domingo; saiba como participar

A expectativa é grande para o sorteio da Quina de São João, que acontece neste domingo (28), com prêmio estimado em R$ 260 milhões....

Bailarinas de Três Lagoas conquistam títulos e se destacam em festival de dança em Andradina

O talento e a dedicação das bailarinas de Três Lagoas brilharam durante uma competição realizada em Andradina (SP). Representando o município, alunas da Secretaria...

Lula confirma visita à Três Lagoas na quinta para acompanhar retomada da UFN3

Presidente desembarca para vistoriar avanço das obras da fábrica de fertilizantes da Petrobras e reforçar investimentos estratégicos no setor industrial e no agronegócio brasileiro