04/02/2014 – Atualizado em 04/02/2014
Sub-Título
Por: Rayani Santa Cruz
O Hospital Auxiliadora realizou na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro, às 09h30, uma coletiva de imprensa, no auditório, onde foram apresentadas algumas mudanças que irão beneficiar os usuários da Instituição, em especial os que necessitam do atendimento do SUS – Sistema Único de Saúde. O assunto da coletiva foi relacionado ao sistema de acolhimento com classificação de risco e a visita ampliada.
O atendimento classificatório, em que casos de urgência e emergência serão identificados de uma maneira rápida, por meio de triagem, irá possibilitar mais agilidade no atendimento, além de ser trabalhado com cores definidas pelo SUS. Segundo o coordenador e enfermeiro do Hospital, Carlos César Barbosa Júnior, “a classificação visa melhoria na prestação dos serviços aos pacientes. A classificação ajudará o paciente a evitar o desespero em relação ao tempo de espera e vai oferecer atendimento rápido, resolutivo, humanizado e acolhedor”, destacou o enfermeiro.
Carlos explica ainda que o paciente ao chegar no hospital passará por um processo de classificação de risco, onde um enfermeiro capacitado fará uma anamnese, exames físicos e aferimentos dos sinais vitais, para então, estabelecer o nível de urgência para cada atendimento.
A classificação é feita por meio das cores: vermelha, amarela, verde e azul. Caso o paciente for classificado como vermelho, ele receberá atendimento imediato. Como amarelo, irá esperar de 30 minutos caso haja alguma intercorrência. O coordenador reforça que mesmo com o tempo de espera, o paciente será reavaliado pelo enfermeiro para verificar se a situação não será agravada.
Já os classificados como verde ou azul, continuarão aguardando na recepção até que todos os casos classificados como vermelho e amarelo sejam atendidos, pois são de caráter de urgência.
Visita Ampliada
Seguindo a política de humanização do Auxiliadora, a visita ampliada já é uma realidade. Para a psicóloga, Sarah Calixto Casasco Oliveira, esse projeto irá beneficiar os familiares e os pacientes internados do SUS por mais 4 horas.
“Os horários serão estendidos de 1 hora de visita para 4 horas. O horário será das 15h00 às 19h00. É muito importante ter esse horário flexível para o contato e convívio entre familiares e pacientes”,disse.
“Resultados serão visíveis com esse projeto, pois irá diminuir o estresse ocasionado nos pacientes pela permanência no ambiente hospitalar e irá facilitar a conscientização, prevenindo doenças psicológicas e facilitando o convívio” conclui Sarah Calixto.
