31.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 13 de abril, 2026

Brasil é o 8º país com mais analfabetos no mundo

29/01/2014 – Atualizado em 29/01/2014

Por: Band

Entre os países com maior taxa de analfabetismo, o Brasil ocupa a oitava posição, segundo dados do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado hoje pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Segundo o documento, dez países respondem por 72% da população mundial de analfabetos, entre eles o Brasil, a Índia, China e Etiópia.

A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais no Brasil é 8,6%, totalizando 12,9 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2011. Para cumprir o compromisso assumido no Acordo de Dacar (Senegal), o Brasil deve chegar a 2015 com taxa de analfabetismo de 6,7%.

O compromisso Educação para Todos traz seis metas que integram o Acordo de Dacar, assinado em 2000. Até 2015, os países devem expandir cuidados na primeira infância e educação, universalizar o ensino primário, promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens e adultos, reduzir o analfabetismo em 50%, alcançar a paridade e igualdade de gênero e melhorar a qualidade da educação.

Entre 2000 e 2011, a taxa de analfabetismo mundial entre adultos caiu 1%. O número de adultos analfabetos em 2011 era 774 milhões e a projeção é que até 2015 esse número caía para 743 milhões.

Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia do Hino Nacional Brasileiro: Entre história e canção, pulsa a alma da nação

Mais que um canto: o Hino Nacional Brasileiro ecoa como expressão viva da história, da identidade e dos valores que unem gerações e moldam o espírito de uma nação

PRF intercepta caminhonete recheada de produtos irregulares na BR 262

Mercadorias estrangeiras sem nota fiscal seriam levadas para Três Lagoas e acabam apreendidas pela Receita Federal

Último dia do processo seletivo para o Programa de Formação de Motoristas Arauco

Com formação gratuita, o programa vai qualificar condutores em sua primeira fase. Inscrições podem ser feitas no Sest/Senat de Três Lagoas