25/01/2014 – Atualizado em 25/01/2014
As multas vem acontecendo durante três meses seguidos, a Rádio procurou a diretora do departamento que não quis se manifestar
Por: Rayani Santa Cruz
A Rádio Caçula sempre noticiou com responsabilidade todas as informações referentes ao trânsito do município, muitas vezes até denunciando o abuso e a maneira de “trabalho” exercida pelos Amarelinhos, que em épocas pareciam estar com força total na aplicação de multas a condutores.
Depois de divulgadas inúmeras matérias no portal da Rádio Caçula sobre certos acontecimentos, as viaturas da emissora passaram a receber multas incessantemente. Aparentemente surgiu uma nova fábrica em Três Lagoas “a fábrica das multas”.
1° Multa
No mês de outubro o responsável pelo Departamento Comercial da Rádio Caçula Fabio Campos recebeu uma multa, em seu carro particular que o mesmo estaria no período da manhã na Rua Elvirio Mario Mancini cruzamento com a Avenida Rosário Congro, o motorista falava ao celular no momento da aplicação.
2° Multa
A segunda multa “ocorreu” na Avenida Clodoaldo Garcia na viatura ocupada pelo locutor João Luiz da Silva,62 conhecido como Braga JR. que no dia 20/12/2013 foi ao Ginásio Municipal onde ocorria o Velório Coletivo das 11 vítimas do Shopping Popular, do trágico acidente na BR-267. Braga Jr. parou o carro (estacionou) para entregar uma coroa de flores em homenagem as vítimas e logo depois recebeu uma multa por passar em um sinal vermelho (de cunho gravíssimo, 7 pontos na CNH) na frente do Ginásio.
A data da multa foi 20/12/2013 a emissão da guia foi 07/01/2014 sendo o prazo para defesa 17/02/2014. A guia foi confeccionada após 18 dias referente a data da multa.
3° Multa
Essas duas guias foram entregues na sede da emissora dias depois da aplicação das multas, um carro pertencente a Rádio foi multado no dia 25/10/2013 a infração foi dirigir veículo usando fone nos ouvidos e a guia foi emitida somente no dia 27/12/2013, 62 dias após a data da infração e o prazo para recurso ficou acordado até o dia 27/01/2014 a emissora foi comunicada por meio dos correios na data de hoje 25/01/2014, ou seja, demorou 90 dias após a data da infração classificada como média (4 pontos na CNH do motorista) para chegar a guia de pagamento da multa.
O fato que causa uma certa dúvida na aplicação da multa seria o motivo das guias mais recentes terem sido enviadas primeiro, referente a esta última que ocorreu no mês de outubro de 2013.
Em nenhum dos casos o motorista foi abordado pelo Agente de Trânsito, sendo que todos os ocupantes multados alegam não terem cometido as infrações citadas acima.
Em busca de explicações a equipe de reportagem entrou em contato com Creuza Ramos, diretora do Departamento de Trânsito (Deptran), e a mesma informou que somente a Assessoria de Comunicação da Prefeitura falaria sobre o assunto, questionada sobre o número de arrecadações por meio de multas no ano de 2013 e sobre a possibilidade de repassar um balanço em relação as multas de Três Lagoas no mesmo ano, a responsável deu a mesma resposta e não comentou nada.
A reportagem está investigando sobre uma possível “fábrica de multas” instaladas na cidade, já que muitas vezes, o motorista não constata a presença dos Amarelinhos na via e mesmo assim as guias de infração são emitidas. O portal também deseja saber e mostrar a população aonde os recursos arrecadados em 2013 foram aplicados, e quais melhorias no trânsito foram feitas.
Em relação as multas que as viaturas da emissora estão sofrendo, a direção irá entrar com recursos para anulação das mesmas.



