32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

TV americana ameaça fechar canal brasileiro no YouTube

19/01/2014 – Atualizado em 19/01/2014

Por: EPOCANEGOCIOS

O Canal Nostalgia fez sua fama no YouTube apostando em vídeos de humor que homenageiam desenhos animados, ícones da cultura pop, programas e propagandas da TV dos anos 1980 e 1990. Nos últimos dias, no entanto, uma nova causa tem mobilizado o canal. O Nostalgia, liderado pelo blogueiro Felipe Castanhari, recebeu um notificação do Youtube clara: por descumprimento de regras de direitos autorais, o canal será fechado em cinco dias.

Tudo começou assim: no final de dezembro, o canal recebeu um ‘strike’ da FOX aplicado ao vídeo ‘Nostalgia – Simpsons’, por ter ultrapassado o limite de 15 segundos de imagens do programa. O strike é diferente do flag (notificação simples do Youtube que atenta que determinado vídeo está infringindo alguma norma). É realizado por uma empresa, que notifica o Youtube diretamente. Quando um canal recebe três strikes a regra é clara: o fechamento. A equipe do Nostalgia reeditou o vídeo notificado pela FOX retirando o que acreditava estar errado.

O problema é que a FOX derrubou o novo vídeo e aplicou outro strike – o terceiro do canal. O Nostalgia já havia recebido o primeiro strike também no mês de dezembro – da Warner, por ter utilizado imagens do desenho Superpoderosas.

Há dois dias, uma notificação do YouTube chegou para Castanhari: Está é a terceira notificação que recebemos sobre uma suposta violação de direitos autorais em uma de suas postagens. Por isso, sua conta será encerrada dentro de sete dias. A sua capacidade de postar novos vídeos foi suspensa. O acesso à sua conta será desativado a menos que recebamos uma contranotificação válida disputando pelo menos uma das reinvindicações, até o dia 21 de janeiro.

Nas últimas horas, o dono do canal, o blogueiro Felipe Castanhari, tem feito o que pode para impedir o fechamento. Ele ganhou voz na internet e muitos seguidores. Canais de Youtube, como o Jovem Nerd, e personalidades – como Rafinha Bastos – expressaram apoio ao Nostalgia.

Em apenas um dia, um vídeo no qual Castanhari explica o que está acontecendo já conta com quase 400 mil visualizações. Uma petição no Avaaz ultrapassa 30 mil assinaturas. Castanhari afirmou, via twitter, que o YouTube Brasil e a FOX Brasil estão se mobilizando e buscam contato com as matrizes para reverter a situação. Federico Goldenberg, gerente de parcerias do YouTube Brasil também tem postado mensagens de apoio ao Nostalgia em seu twitter.

De qualquer forma, como sempre é mais seguro ter um plano B, um novo canal já foi criado. Se a FOX não voltar atrás e retirar o strike, os novos vídeos do Nostalgia terão que migrar para outro endereço. Mas Castanhari já afirmou: o canal não morrerá.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Safra deve render 354,8 milhões de toneladas de grãos em 2026

Produção cresce com expansão da área plantada soja e milho seguem como principais culturas do país O Brasil deve colher 354,8 milhões de toneladas de...

Ministério alerta consumidores sobre azeites fraudados e impróprios para consumo

Produtos analisados continham outros tipos de óleos vegetais e não atendem aos padrões de qualidade O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta...

Homem é levado à delegacia após fazer comentário ofensivo a jovem em padaria de Três Lagoas

marido presenciou a cena e acionou a Polícia Militar o caso foi registrado como injúria e vias de fato Um homem de 40 anos foi...