32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Raio-X do PAB está quebrado e sem previsão de conserto, denuncia paciente

10/01/2014 – Atualizado em 10/01/2014

A denúncia foi feita a reportagem da Rádio Caçula que esteve no local e constatou a veracidade da informação

Por: Marco Campos

A principal unidade de urgência – Pronto Atendimento Básico (PAB) – de Três Lagoas passa por uma situação delicada e enfrenta muitas dificuldades no início de 2014.

Além das constantes reclamações dos pacientes que buscam auxílio médico na unidade – situada na Rua Antoniel Cardoso da Cunha no bairro Colinos – estão à demora nos atendimentos, falta de remédios, excesso da carga horária aos funcionários do local, entre outros fatores, já divulgados pelos meios de comunicação da cidade.

POVO SOFREDOR

A população que precisa de auxílio médico no PAB para fazer o Raio-X, terão que ter paciência e muita calma para conseguirem um encaminhamento médico para ser feito no Hospital Auxiliadora.

O motivo é simples. Mais uma vez, o equipamento da unidade está quebrado e até o momento, nenhum técnico esteve no PAB para sanar o defeito que ainda não tem previsão para ser solucionado.

Um funcionário da unidade revelou a Rádio Caçula que falta fazer um pedido de comunicação interna chamada de “C.I”. O documento é emitido por cada departamento público responsável por sua área, que através do pedido, faz a solicitação ao seu chefe – secretaria – que envia o documento a secretaria de finanças, para que o serviço possa autorizado e executado.

“Tudo eles falam que estão precisam economizar neste ano de política. Mas não acredito. Nós que denunciamos aqui no PAB constantemente somos um grupo pequeno, mas não vamos deixar que isto fique escondido da população.

A população está sem este serviço desde a última segunda-feira (06)”, desabafou uma servidora ligada à saúde.

ENCAMINHAMENTO

O paciente que procurar diretamente o Hospital Auxiliadora para fazer o raio-x pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está sendo orientado pelas atendentes do Auxiliadora para retornar ao PAB para obter o pedido médico e posteriormente se locomover ao hospital para realizar o exame pelo SUS.

Caso contrário, o hospital não faz este serviço sem a prévia autorização. Apenas os convênios particulares ou paciente que pagam pelo serviço à vista, são atendidos no momento da solicitação.

JEITINHO BRASILEIRO

Para quem busca um atendimento mais rápido para este tipo de serviço e que não quer perder tempo ou se preocupar com sua locomoção particular até o hospital, muitos estão optando em ligar para o telefone emergencial 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para solicitar o transporte até o PAB.

Assim, “pegam” uma carona na ambulância do resgate até a unidade e ao receberem o encaminhamento médico – sem precisar entrar na fila de espera – se deslocam até o hospital na ambulância do SAMU ou do Corpo de Bombeiros, que faz o transporte de pacientes no local.

VERSÃO DO PAB

Em um contato com o PAB nesta sexta-feira (10) pelo telefone (67) 3929- 9890 e um servidor público informou que o coordenador responsável “Marlúcio” estava ausente do seu posto e que ele e outras pessoas ligadas à administração da unidade, retornariam ao trabalho somente na segunda-feira (13).

“Somente eles podem te dar esta informação. Todos estão aqui na segunda-feira e ficam até o final da manhã durante o expediente”, informou o atendente.

Divulgação

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Saúde integral dos trabalhadores do SUS será tema de encontro estadual

Evento reunirá profissionais, gestores e acadêmicos para debater condições de trabalho, saúde mental e valorização no SUS

Vale da Celulose coloca MS no mapa mundial da indústria do setor

Jaime Verruck, da SEMADESC afirmou que estado transformou estratégia em potência global e consolida Três Lagoas como a “Capital da Celulose”

Operação Shamar: Preso foragido com histórico de triplo homicídio

Encaminhado à delegacia de Três Lagoas, ele permanece à disposição da Justiça Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Civil de Três Lagoas, em ação...