31.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 1 de agosto, 2025

“Eu, que experimentei a tortura, sei o que ela representa”, diz Dilma

13/12/2013 – Atualizado em 13/12/2013

Por: Terra

A presidente Dilma Rousseff reconheceu nesta quinta-feira a existência de tortura no Brasil. Foi durante a entrega da 19ª edição do Prêmio Direitos Humanos, em Brasília. Dilma aproveitou o discurso, e os ânimos exaltados da plateia, para lembrar que ela própria foi vítima de abuso contra direitos humanos.

“Eu, que experimentei a tortura, sei o que ela representa de desrespeito à mais elementar condição de humanidade de uma pessoa”, afirmou. “Estamos determinados a mudar este quadro”, prometeu. Hoje, a presidente assinou decreto que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

O clima do evento, no entanto, não era dos mais amistosos ao governo. Movimentos sociais organizados hostilizavam autoridades, inclusive a própria Dilma, durante seus discursos.​Um grupo minoritário pedia o fim da militarização da polícia e atribuía às forças policiais parte da tortura ainda praticada no País. “Não acabou, tem que acabar. Eu quero o fim da Polícia Militar”, bradavam.

Dilma citou a inclusão social e econômica como chave para a manutenção dos direitos humanos. A lista de programas sociais do governo, elencada pela presidente, misturava-se aos gritos de “hipocrisia” de parte dos manifestantes. Outro grupo favorável reagiu, com o coro de “Olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma”.

A entrega do Prêmio Direitos Humanos ocorre em um fórum de mesma temática. A condecoração reconhece pessoas e instituições que desenvolvem ações de destaque na área dos direitos humanos. Para a seleção e a eleição dos agraciados são considerados critérios como o histórico de atuação na área dos direitos humanos, o desenvolvimento de ações relevantes e a implementação de práticas inovadoras em relação ao tema.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estreia local explosiva: “Caipora” chega em grande estilo a Três Lagoas

Cassio Alencar e Otake trazem terror folclórico ao Cinépolis; confira a cobertura da Caçula FM nessa estreia Cassio Alencar, da produtora Tentáculo, uniu forças com...

Prefeito promete ações emergenciais para Ocupação São João

Durante encontro com moradores, Cassiano Maia se comprometeu com medidas para regularização e melhorias básicas no local Na noite da última quinta-feira (31), o prefeito...

Entrevista com a presidente do CREA-MS: O papel da engenharia no avanço de MS

Em entrevista ao Jornal da Manhã, a presidente do CREA-MS, Vânia Abreu de Melo, detalha ações do conselho, desafios da profissão e a importância...