34.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de setembro, 2025

“Eu, que experimentei a tortura, sei o que ela representa”, diz Dilma

13/12/2013 – Atualizado em 13/12/2013

Por: Terra

A presidente Dilma Rousseff reconheceu nesta quinta-feira a existência de tortura no Brasil. Foi durante a entrega da 19ª edição do Prêmio Direitos Humanos, em Brasília. Dilma aproveitou o discurso, e os ânimos exaltados da plateia, para lembrar que ela própria foi vítima de abuso contra direitos humanos.

“Eu, que experimentei a tortura, sei o que ela representa de desrespeito à mais elementar condição de humanidade de uma pessoa”, afirmou. “Estamos determinados a mudar este quadro”, prometeu. Hoje, a presidente assinou decreto que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

O clima do evento, no entanto, não era dos mais amistosos ao governo. Movimentos sociais organizados hostilizavam autoridades, inclusive a própria Dilma, durante seus discursos.​Um grupo minoritário pedia o fim da militarização da polícia e atribuía às forças policiais parte da tortura ainda praticada no País. “Não acabou, tem que acabar. Eu quero o fim da Polícia Militar”, bradavam.

Dilma citou a inclusão social e econômica como chave para a manutenção dos direitos humanos. A lista de programas sociais do governo, elencada pela presidente, misturava-se aos gritos de “hipocrisia” de parte dos manifestantes. Outro grupo favorável reagiu, com o coro de “Olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma”.

A entrega do Prêmio Direitos Humanos ocorre em um fórum de mesma temática. A condecoração reconhece pessoas e instituições que desenvolvem ações de destaque na área dos direitos humanos. Para a seleção e a eleição dos agraciados são considerados critérios como o histórico de atuação na área dos direitos humanos, o desenvolvimento de ações relevantes e a implementação de práticas inovadoras em relação ao tema.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dívida Zero: Secretária detalha Refis 2025 em entrevista à Caçula FM

Secretária de Finanças, Soyla Garcia, detalha no programa Hora da Notícia as condições especiais para quitar débitos municipais A Secretaria Municipal de Finanças, Receita e...

Vantagens de abrir conta digital para quem quer fugir da burocracia dos bancos

Abrir uma conta bancária já foi sinônimo de enfrentar filas, juntar papelada, assinar contratos e esperar dias pela aprovação. Mas esse cenário vem mudando...

Circo multicultural ocupa a praça Ramez Tebet com espetáculo gratuito neste sábado

“O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias” chega à cidade com números circenses, teatro e influências da cultura árabe