12/12/2013 – Atualizado em 12/12/2013
Instituições da cidade destacam-se no cenário regional MS e SP
Por: Redação
No início de dezembro o Ministério da Educação divulgou os conceitos do Índice Geral de Cursos – IGC, que avalia todas as Instituições de Educação Superior do país, por meio do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O conceito IGC serve para avaliar a qualidade da educação em universidades e faculdades e vai de 1 a 5, em escala que varia de péssimo a excelente. No país e em nossa região poucas Instituições conseguiram os conceitos 4 e 5. Em Três Lagoas a AEMS e a UFMS conseguiram expressivos resultados, fato que coloca a cidade como referência e líder de qualidade regional em educação superior.
Em todo o Estado de Mato Grosso do Sul apenas cinco instituições de educação superior conseguiram conceito 4 de IGC. Todas as demais receberam avaliações inferiores e aquelas que obtiveram conceito 1 ou 2, poderão sofrer punições em processo de supervisão do Ministério da Educação, conforme já anunciou o Ministro da Educação Aloisio Mercadante. Das 2.174 instituições avaliadas em todo o Brasil, a AEMS e a UFMS estão dentro do grupo de 10%, que abrange as melhores universidades e faculdades do país.
A UFMS já mantinha um histórico de ótimos resultados entre as públicas e agora temos como referência uma instituição particular, a AEMS, que hoje conta com mais de 30 cursos superiores. De tradicional família da área educacional, a diretora da AEMS, Profa. Maria Lúcia Atique Gabriel, afirmou em entrevista que o resultado representa os esforços de professores, coordenadores e alunos, os quais vêm aperfeiçoando as suas estratégias pedagógicas com muita seriedade e compromisso com a qualidade do ensino. Além disso, a AEMS conta com a melhor estrutura de laboratórios e de biblioteca de toda a região e está entre as melhores do Estado de Mato Grosso do Sul.
Pelas normas do Ministério da Educação os excelentes resultados alcançados permitem às instituições bem avaliadas acesso aos recursos do FIES, que é um dos programas de governo que financia o estudo dos alunos, permite a oferta de bolsas do PROUNI e reforçam a autonomia universitária para a abertura de novos cursos superiores.
A vinda de estudantes da região e do país para Três Lagoas já é uma realidade importante para a economia local e os resultados divulgados reforçam ainda mais essa tendência, gerando ótimas expectativas de desenvolvimento social, principalmente pelo caminho da educação de qualidade. Parabéns Três Lagoas e Região !


