26.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Otsubo defende leilões da resistência pelo país para evitar que índios invadam propriedades rurais

12/12/2013 – Atualizado em 12/12/2013

Por: Assessoria

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) defendeu na manhã desta quarta-feira (11/12), na Câmara dos Deputados, novos leilões da resistência em outros estados do país como forma de garantir a mobilização dos produtores rurais contra a invasões de fazendas pelos indígenas. No último final de semana, o leilão realizado em Mato Grosso do Sul arrecadou R$ 1 milhão.

A manifestação do parlamentar foi durante audiência pública na Comissão de Agricultura, que teve a participação de produtores rurais de todo o Brasil. No encontro eles relataram as dificuldades enfrentadas em virtude da ameaça de ocupação de suas propriedades ou as consequências por terem sido retirados de suas terras.

O produtor de soja de Mato Grosso do Sul José Raul das Neves Júnior afirmou que a produção está ameaçada por conta de ações de integração de posse na Justiça. Ele acusa o Governo de não ter uma política clara de demarcação das terras. De acordo com os ruralistas existe uma indústria de demarcação de terras.

Também os produtores defenderam a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso Nacional. O Congresso Nacional vai dar a palavra final sobre a definição dessas áreas.

Para agilizar a tramitação, foi instalada na noite de ontem Comissão Especial para apreciar a matéria, após muito mobilização da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Para Otsubo, “além destas frentes de atuação no Congresso Nacional, é necessário que os produtores continuem mobilizados, realizem outros leilões da resistência. Só desta maneira vai ser possível enfrentar o conflito com os índios de forma organizada e com estrutura. Os índios usam recursos da Funai para fazerem protestos em Brasília, os produtores terão de arrecadar recursos para manter uma vigília constante no Congresso Nacional. É assim que se vai garantir o direito à produção agrícola ”.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras da nova Unidade de Saúde do Vila Nova avançam e garantem melhoria no atendimento

USF “Miguel Nunes” recebe investimentos de quase R$ 4 milhões e terá estrutura ampliada para atender com mais qualidade os moradores do bairro A Prefeitura...

MS tem a 4ª menor taxa de desemprego do Brasil, aponta IBGE

PNAD Contínua mostra desocupação de 2,9% no estado, estabilidade no mercado de trabalho e queda na informalidade Mato Grosso do Sul registrou a 4ª menor...

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul levam pautas territoriais e ambientais à COP30 em Belém

Representantes de cinco povos participam de debates, reuniões e atividades oficiais para reforçar a visibilidade das demandas indígenas do estado Lideranças indígenas de Mato Grosso...