33.1 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Primeiro transexual do Brasil lança livro durante Congresso em Campo Grande

11/11/2013 – Atualizado em 11/11/2013

Por: Assessoria

João Nery foi pioneiro, em 1977, quando se tornou a primeira mulher do Brasil a mudar de sexo, em plena ditadura militar. Em seu livro “Viagem Solitária – memórias de um transexual 30 anos depois”, Nery conta sua trajetória de vida, envolvendo sua infância, juventude, suas relações com pais, irmãs, amigos e seu trabalho e a experiência de tornar-se pai, ainda que não biológico.

“A recente conquista do espaço de cidadania pelas transidentidades permite ao leitor em geral conhecer mais de perto o drama vivido pelos indivíduos que não se enquadram nas antigas e rígidas categorias que a sociedade criou”, diz o autor. O lançamento do livro acontece durante o Congresso de Diversidade Sexual que será realizado nos dias 11 e 12, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). João Nery também irá comandar a palestra “Aspectos da Transexualidade”, às 19 horas, do dia 12, antes da cerimônia de lançamento de seu livro.

O médico homeoapata, Andrei Moreira, presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AMEMG), desde 2007 é quem conduz a palestra “Aspectos médico científicos da diversidade sexual” no dia 12, também irá lançar o livro “O mundo dos bonecos de papel”. A obra trata do respeito às diferenças, inclusão, solidariedade e autoamor. Segundo o autor é recomendado para tratar questões que envolvem diversidade, respeito e bullying.

“É um texto que fala à razão e ao coração e pode ser lido individualmente ou em grupo, permitindo inúmeras intervenções pedagógicas, tais como o teatro, o desenho, a narrativa de vida e os jogos educacionais. Ao final do texto, segue um jogo proposto para o trabalho com os temas da obra, que pode ser montado pelas crianças e utilizado em momentos lúdicos e educacionais”, conta Andrei. O livro traz ilustrações de Nei Nicolato e atividades e jogo cooperativo de Bianca Molica Ganuza.

As inscrições para o I Congresso da Diversidade Sexual podem ser realizadas na OAB/MS, localizada na Avenida Mato Grosso, 4700. O investimento é de R$ 50 para profissionais e R$ 25 para acadêmicos. Após as 17 horas as inscrições só poderão ser feitas em dinheiro. O evento acontece no auditório da OAB/MS e s participantes receberão certificado.

João Nery, em 1977, se tornou a primeira mulher do Brasil a mudar de sexo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Alta nos casos de maus-tratos a animais leva Senado a acelerar projetos de proteção

Crescimento de ações judiciais e episódios de violência contra cães e gatos impulsionam propostas que endurecem penas e criam novos mecanismos de prevenção O aumento...

Inscrições do Voucher Desenvolvedor para alunos da rede pública encerram hoje

Programa oferece 124 vagas gratuitas em curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas em cinco cidades de Mato Grosso do Sul

SUS inicia transição para uso de insulina glargina em pacientes com diabetes

Projeto-piloto começa em quatro estados e deve beneficiar mais de 50 mil crianças, adolescentes e idosos, ampliando o acesso a tratamento mais moderno O Ministério...