17 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Primeiro transexual do Brasil lança livro durante Congresso em Campo Grande

11/11/2013 – Atualizado em 11/11/2013

Por: Assessoria

João Nery foi pioneiro, em 1977, quando se tornou a primeira mulher do Brasil a mudar de sexo, em plena ditadura militar. Em seu livro “Viagem Solitária – memórias de um transexual 30 anos depois”, Nery conta sua trajetória de vida, envolvendo sua infância, juventude, suas relações com pais, irmãs, amigos e seu trabalho e a experiência de tornar-se pai, ainda que não biológico.

“A recente conquista do espaço de cidadania pelas transidentidades permite ao leitor em geral conhecer mais de perto o drama vivido pelos indivíduos que não se enquadram nas antigas e rígidas categorias que a sociedade criou”, diz o autor. O lançamento do livro acontece durante o Congresso de Diversidade Sexual que será realizado nos dias 11 e 12, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). João Nery também irá comandar a palestra “Aspectos da Transexualidade”, às 19 horas, do dia 12, antes da cerimônia de lançamento de seu livro.

O médico homeoapata, Andrei Moreira, presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AMEMG), desde 2007 é quem conduz a palestra “Aspectos médico científicos da diversidade sexual” no dia 12, também irá lançar o livro “O mundo dos bonecos de papel”. A obra trata do respeito às diferenças, inclusão, solidariedade e autoamor. Segundo o autor é recomendado para tratar questões que envolvem diversidade, respeito e bullying.

“É um texto que fala à razão e ao coração e pode ser lido individualmente ou em grupo, permitindo inúmeras intervenções pedagógicas, tais como o teatro, o desenho, a narrativa de vida e os jogos educacionais. Ao final do texto, segue um jogo proposto para o trabalho com os temas da obra, que pode ser montado pelas crianças e utilizado em momentos lúdicos e educacionais”, conta Andrei. O livro traz ilustrações de Nei Nicolato e atividades e jogo cooperativo de Bianca Molica Ganuza.

As inscrições para o I Congresso da Diversidade Sexual podem ser realizadas na OAB/MS, localizada na Avenida Mato Grosso, 4700. O investimento é de R$ 50 para profissionais e R$ 25 para acadêmicos. Após as 17 horas as inscrições só poderão ser feitas em dinheiro. O evento acontece no auditório da OAB/MS e s participantes receberão certificado.

João Nery, em 1977, se tornou a primeira mulher do Brasil a mudar de sexo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”