18.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 12 de agosto, 2025

Mulher ganha cirurgia após ter rosto desfigurado por tratamento de câncer que nunca teve

31/10/2013 – Atualizado em 31/10/2013

Por: Uol/Ata News

Uma década atrás, Lessya Kotelevskaya , uma ex-empresária, recebeu um diagnóstico terrível de câncer terminal. Ela tinha 19 anos na época, era casada e estava esperando seu primeiro filho. Um dia, na plateia de um jogo de basquete, um torcedor fervoroso atingiu seu rosto acidentalmente, causando um inchaço em sua mandíbula.

Convencidos de que se tratava de um câncer, médicos do Cazaquistão, onde ela vivia, iniciaram um tratamento de radioterapia. As informações são do site ABCNews.

O tratamento intensivo danificou a mandíbula de Lessya, o que prejudicou sua capacidade de comer e conversar. A radioterapia também desfigurou permanentemente o lado direito de seu rosto, e o resultado foi o isolamento social de Lessya, que acabou perdendo o negócio que tinha e o marido. Depois, por não conseguir um novo emprego, tornou-se uma sem-teto.

Agora, aos 30 anos de idade, graças a um primo que vive nos Estados Unidos, Lessya poderá ter parte do seu rosto reconstruído –e de graça. O cirurgião plástico Jarrod Little se comprometeu a reconstruir a mandíbula de Lessya, e a Universidade de Louisville, no Estado de Kentucky, nos EUA, doou espaço e material, fazendo com que o valor do “presente” chegue a R$ 1 milhão.

Um procedimento inicial está previsto para novembro , e a cirurgia de reconstrução será feita em janeiro. “Nosso objetivo é reconstruir seu maxilar para que ela possa comer e falar e, assim, possa viver na sociedade sem os estigmas que têm sido associados a ela”, disse o porta-voz da equipe médica, Tiffany Meredith.

O primo de Lessya, Oleg Sennik , 42, que trabalha como cabeleireiro em Louisville, disse que estava surpreso e grato pela forma como os americanos acolheram sua prima. “Muitos me procuram ou me enviam mensagens. As pessoas têm sido tão maravilhosas. Tenho chorado todos os dias. Tudo isso é inacreditável”.

Lessya Kotelevskaya, que teve o rosto desfigurado por um tratamento de radioterapia para curar um câncer que nunca teve, no Cazaquistão, participa de coletiva de imprensa dada pela equipe médica do hospital universitário de Louisville, no Estado de Kentucky, nos EUA, onde passará por cirurgia de reconstrução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prestação de contas do PL de Três Lagoas é aprovada pela Justiça Eleitoral

A presidente do partido, Mara Belchior, destaca a importância da regularidade e já pensa nas eleições de 2026, projetando o apoio à reeleição de...

Projeto prevê placas de comunicação aumentada para crianças em espaços públicos de Três Lagoas

Vereador Marco Silva propõe iniciativa que facilita a interação de crianças com dificuldades na fala

Três Lagoas conquista título geral no Judô em Andradina

Delegação foi destaque no 1º Campeonato Tomodachi e superou outras 18 agremiações A equipe de judô da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...