16.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

Deputado federal Akira Otsubo debate o Projeto de Lei 5807/2013

23/10/2013 – Atualizado em 23/10/2013

Deputado federal Akira Otsubo debate PL 5807/2013, que cria o Conselho de Política Mineral e Agência de Mineração

Por: Assessoria

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) participou hoje (22/10) de debate na Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei 5807/2013, que muda a legislação sobre a exploração mineral, Cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Durante a reunião, organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura no Brasil, o vice-presidente da Federação Brasileira de Geólogo (Febrageo), Ivam Zanette, enfatizou que um dos principais problemas deste projeto é que ele não “da garantia jurídica” e que a transformação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em agência reguladora vai gerar “sobrecarga de tarefa, serão milhares de jazidas licitadas todo ano, a Agência vai precisar de estrutura humana e material”, enfatizou Zanette.

Também foi apontado que o texto “é genérico, é uma constituição, não legislação. Isso gera insegurança jurídica. Tem-se o risco da autorização ser cassada”, afirmou o parlamentar sul-mato-grossense, que integra a Frente Parlamentar, destacando que é necessário debater mais a matéria antes de ser colocada em votação.

A matéria foi apresentada pelo Governo federal em junho deste ano, sendo destacado que a criação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) vai atuar como órgão de assessoramento superior do Presidente da República “para formulação da política para geologia e recursos minerais”.

O debate realizado na manhã de hoje foi proposto pelo presidente da Frente, Augusto Coutinho, como forma de esclarecer todo o colegiado sobre o tema, com a apresentação dos pontos positivos e negativos para o setor mineral.

O PL 5807/13 foi apresentado na Câmara dos Deputados em junho deste ano em regime de urgência, mas o próprio Governo solicitou o cancelamento da urgência constitucional, desta maneira o projeto passou a tramitar em regime de prioridade, sujeito à apreciação de plenário.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto prevê prevenção ao diabetes infantil nas escolas de Três Lagoas

Proposta quer instituir campanha anual de conscientização na semana do Dia Mundial do Diabetes

Três Lagoas celebra o Dia de Santa Dulce dos Pobres com missa especial nesta quarta-feira

Padre Cláudio convida a comunidade para celebração na Capela São Geraldo, às 19h, em homenagem à primeira santa brasileira Nesta terça-feira, 13 de agosto, a...

Colisão entre carro e bicicleta deixa ciclista ferida no Centro de Três Lagoas

Acidente ocorreu no cruzamento da Av. Eloy Chaves com a rua Orestes Prata Tibery, onde vítima foi socorrida pelo SAMU.