25.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

OAB/MS reitera pedido de instalação de Varas em Dourados

12/09/2013 – Atualizado em 12/09/2013

Por: Assessoria

Já se passaram mais de 13 anos desde a publicação da Lei 2.049/99, que determina a instalação de 15 varas na comarca de Dourados. Atualmente, 11 varas acumulam processos. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) reiterou pedido de instalação de quatro varas ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) nessa quarta-feira (11).

“O acúmulo de processos tem gerado uma lentidão na Justiça que prejudica não apenas os advogados, mas principalmente o cidadão que amarga por anos a fio aguardando uma decisão. Não podemos mais admitir uma situação dessa, onde uma lei do século passado ainda aguarda para ser implementada”, reclama o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. De acordo com o presidente, as novas varas seriam distribuídas em uma vara de competência criminal, uma de competência cível bancária e mais duas de competência cível residual.

Para o presidente da Subseção da OAB/MS em Dourados, Felipe Cazuo Azuma, a situação já chegou ao limite. “A reclamação da morosidade na Justiça é generalizada e constante. Mesmo os juízes da Comarca reclamam da grande carga de trabalho”, relata Azuma.

Segundo dados do relatório mensal da publicação da Produtividade da Serventia e Magistrado, do TJ/MS, a Comarca de Dourados apresentou, em junho desse ano, o total de 35 mil processos em andamento. Na 7ª Vara Cível, o número de processos chegou a 5.662. Nesse ano, o pedido da instalação das varas foi reforçado em abril, em reunião com o presidente do TJ/MS, desembargador Joenildo Chaves, pelo presidente da OAB/MS, acompanhado de autoridades de Dourados e pelo presidente da Subseção da OAB/MS no município.

Foto: Ilustração

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026