26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Dilma recorrerá à ONU por medidas contra invasão de privacidade

06/09/2013 – Atualizado em 06/09/2013

Governo dos EUA prometeu explicações até a próxima semana

Por: MSN

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira, 6, que levará à ONU propostas por uma “nova governança contra invasão de privacidade”.

A reação ocorre depois das denúncias de que o governo dos EUA teria monitorado conversas entre Dilma e seus assessores. Nesta quinta, 5, a presidente ouviu do presidente Barack Obama a promessa de responder ao governo brasileiro até quarta-feira, 11.

A reunião entre a presidente e Obama ocorreu em São Petersburgo (Rússia), onde os líderes participam da reunião de cúpula do G-20, grupo de maiores economias do mundo. Segundo afirmou Dilma durante entrevista em São Petersburgo, o presidente norte-americano também “assumiu responsabilidade direta e pessoal pela investigação” das denúncias. As declarações foram divulgadas por meio do Twitter do Blog do Planalto.

Durante a conversa, Obama assegurou que seu governo vai trabalhar para esclarecer as preocupações causadas, de acordo com Ben Rhodes, vice-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA.

Após as revelações de que mensagens entre Dilma e seus assessores eram monitoradas pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), o governo brasileiro pediu explicações formais e por escrito aos EUA.

No começo desta semana, Dilma cancelou o envio da equipe que embarcaria no próximo sábado para Washington para preparar sua visita de Estado em outubro. “A minha viagem a Washington depende das condições políticas a serem criadas pelo presidente Obama”, declarou Dilma nesta sexta.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

Golpe do Mounjaro a R$ 90 faz vítimas em Mato Grosso do Sul

Site falso promete medicamento popular para emagrecimento com desconto e engana consumidores que fazem Pix e não recebem o produto

Garoto de 11 anos sofre queda de moto em frente a escola no Interlagos

Criança foi socorrida pelo SAMU após bater a cabeça no chão