Geral – 16/02/2012 – 09:02
A Petrobras informou na tarde desta quinta-feira que concluiu o recolhimento do óleo que vazou de uma tubulação da plataforma P-43, na noite da última segunda-feira, no campo de Barracuda, na Bacia de Campos. A estatal calcula que o vazamento foi de cerca de 30 barris (cerca de 4.700 litros). A companhia garantiu que a produção foi imediatamente interrompida, o vazamento controlado, e que não houve o risco de o óleo chegar à costa devido ao campo estar a cerca de 95 quilômetros de distância.
A Petrobras disse que comunicou imediatamente à Marinha, ao Ibama e à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e acionou seu Plano de Resposta a Emergências, enviando embarcações de recolhimento de óleo e de apoio para o local.
Segundo a estatal, como o volume do óleo era muito pequeno, e a mancha na supercície uma camada muito fina foi realizada a dispersão mecânica pelos barcos de apoio. Foram usadas cinco embarcações de recolhimento de óleo e duas de apoio. A Petrobras informou ainda que a produção foi apenas reduzida de 90 mil barris médios para 75 mil barris por dia. Uma comissão está investigando as causas da falha do equipamento.
Apesar do volume pequeno, esse é o terceiro vazamento de óleo ocorrido nos últimos três meses no país. No início de novembro de 2011, houve o vazamento de 2.400 barris de óleo no campo de Frade, na Bacia de Campos, operado pela empresa americana Chevron. No fim de janeiro deste ano, ocorreu o rompimento de uma tubulação no navio-plataforma no campo de Carioca Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos, operado pela Petrobras. Na ocasião, vazaram 160 barris de petróleo.
Fonte: O Globo