23.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Fumaça tóxica de lixão encobre rodovia e assusta moradores

Geral – 16/02/2012 – 08:02

Moradores de bairros que ficam próximos ao lixão de Campo Grande reclamam da fumaça tóxica liberada pela combustão natural do material. De acordo com o engenheiro químico, Evander Luiz Ferreira, a fumaça de metais pesados e outros elementos, pode causar problemas à saúde das pessoas que a inalam.

Além dos moradores dos bairros Cidade de Deus e Coophavila II, os motoristas que passam pelo anel rodoviário precisam redobrar a atenção. A fumaça toma conta da pista e prejudica a visibilidade.

O morador do bairro Cidade de Deus, Bruno Ribeiro do Carmo, conta que as janelas das casas têm que ficar fechadas para evitar a entrada da fumaça. “Entra tudo dentro das casas, é uma fumaça com cheiro muito forte”.

O engenheiro químico afirma que a fumaça liberada pela queima dos dejetos é resultado da queima de materiais tóxicos e metais pesados. “Tudo que é descartado, acontece a queima. A fumaça é exalada com as chuvas que penetram nas camadas do lixão”, afirma Ferreira.

Nilton da Costa é comerciante no bairro Coophavila II, todos são prejudicados com a situação. “Sempre por volta das seis horas, começa descer uma fumaça tóxica que prejudica idoso, crianças e toda a população do bairro”, diz.

A presidente do bairro Coophavila II conta que os moradores reclamam da situação. “Parece uma neblina, mas é uma fumaça muito fedida e bastante tóxica também, afira Maria Bernadete Gauto.

Segundo a prefeitura de Campo Grande, a licitação para construção do aterro sanitário será concluída no segundo semestre do ano. Com a nova área, a intenção é desativar o lixão.

Fonte: G1 MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa movimenta Três Lagoas nesta sexta

Evento reúne sociedade civil para debater equidade, envelhecimento saudável e políticas públicas A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve início nesta sexta-feira...

Jovem de Bataguassu morre subitamente no Presídio de Três Lagoas

Gabriel Júnior, de 23 anos, teve convulsões durante o banho, onde Samu foi acionado, mas ele não resistiu.

Cultura indígena ganha forma em argila em escola do distrito de Arapuá, em Três Lagoas MS

Atividade prática com alunos do 6º ano une expressão artística, tradição dos povos originários e valorização da identidade regional