30.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/08/2013 – Atualizado em 29/08/2013

Saúde lembra o significado do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em parceria com a Ouvidoria da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, estará lembrando a população da importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quinta-feira (29), em todo o Brasil.

Junto com a divulgação das ações do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, não mais restrito ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), mas também implantado em quatro Unidades de Atenção Básica de Saúde, a mobilização alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído pelo Ministério da Saúde, pretende chamar à atenção sobre a importância e responsabilidade de todos sobre o “Ambiente Livre de Cigarro”.

Uma dessas ações é lembrar e fazer valer de verdade o que prevê a Lei Municipal nº 2.600, de 12 de junho de 2012, que dispõe sobre a proibição do consumo de produtos fumígenos (cigarros e derivados) em repartições públicas, escolas, unidades de saúde e outros ambientes públicos e da iniciativa privada, que, por sua atividade, aglomeram pessoas.

“O cumprimento desta Lei é de extrema importância para propiciar melhor qualidade de vida aos servidores municipais e à população de Três Lagoas em geral”, observou a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, psicóloga Mari Eurípedes Armani.

TRATAMENTO

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, agora descentralizado e levado a quatro Unidades de Atenção Básica.

Esse tratamento é regulado pela Portaria do Ministério da Saúde de número 1.035/2004 e a Portaria de nº 442/2004, que amplia o serviço de tratamento do tabagismo aos três níveis de atenção à saúde (básica, média e de alta complexidade).

Esse modelo de controle e de combate ao tabagismo, estabelecido pelo Ministério da Saúde e também já implantado em Três Lagoas nos bairros Santa Luzia, Vila Piloto, São Carlos e Vila Nova, “possibilita que seja realizado em grupo ou individualmente o tratamento que ajuda o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar”, explicou a psicóloga Mari.

“No Programa Municipal de Controle do Tabagismo, além da terapia em grupo, se necessário, oferecemos também o apoio de medicamentos, como recurso usado com sucesso no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS”, informou a coordenadora.

CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA

Nas ações de mobilização, alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo pretende intensificar campanha de conscientização e de alerta quanto aos malefícios que o cigarro causa à saúde e qualidade de vida dos fumantes.

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte, que poderia ser evitada, em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, ou seja, mais de um bilhão e 200 milhões de pessoas, infelizmente ainda sejam fumantes.
Isso quer dizer que, em torno de 47% da população masculina e mais de 125 da população feminina do Mundo mantêm o pernicioso vício do fumo.

O alerta da OMS é que as estatísticas têm revelado que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, um dos tumores mais letais; cinco vezes mais de possibilidades de sofrer enfarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar; e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral, entre outras doenças.

Ainda segundo estudos da OMS, o grupo de fumantes, em decorrência das nefastas consequências do consumo de cigarro e outros derivados do fumo, é responsável por 63% de todas as mortes no Mundo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...