31.7 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Workshop e peça de Pindamonhangaba/SP encerram o 1º FESTIVAL DE TEATRO AMADOR

23/08/2013 – Atualizado em 23/08/2013

workshop aberto para toda a comunidade neste sábado, às 9h e a noite o encerramento, às 20h, com a peça “Giselle”

Por: Assessoria

Hoje, último dia de realização do “FESTIVAL DE TEATRO AMADOR 1.ª EDIÇÃO – 2013”, 24 de agosto, sábado, teremos pela manhã, às 9h workshop “Conexão entre Dança Contemporânea e Danças Brasileiras” ministrado por Mônica Alvarenga e às 20h a Cia Cênica de Dança-Teatro Mônica Alvarenga traz o espetáculo “Giselle” de Pindamonhangaba/SP, a ser realizado no Anfiteatro da UFMS – Unidade I, às 20h.

O evento é uma produção da Prefeitura de Três Lagoas – Departamento de Cultura, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, através do Grupo de Teatro Identidade.

WORKSHOP
A Oficina, destina para até 30 participantes, será composta por aulas práticas de Dança Contemporânea, baseadas nas técnicas de Feldenkrais e Laban. Em seguida aulas de Frevo, Cacuriá, Carimbó e Maracatú. Com exercícios de Improvisação será dado aos alunos/dançantes um momento de Pesquisa e Criação, onde em grupo, serão apresentadas as composições coreográficas de cada grupo, finalizando assim o processo e a oficina. Os interessados deverão fazer sua inscrição no Departamento de Cultura de Três Lagoas.

TEATRO-DANÇA “GISELLE”

Com o crescimento populacional e o avanço tecnológico entre as pessoas, a acessibilidade a internet e meios de comunicação tornou-se mais fácil e, a globalização desinteressou a população nas práticas de atividades físicas e culturais. Pois hoje me pleno século 21, com o sedentarismo em voga, é mais fácil estudar, viajar, conhecer, ler, e ver vídeos pela internet. Tornando assim o Ser Humano mais robotizado e mecânico sociológicamente, corporalmente e culturalmente. Brincadeiras, Cantigas, Costumes, foram deixados de lado por causa da pressa, do estresse, da tecnologia eminente e persistente. Com isso é que o Núcleo Cênico Mônica Alvarenga, anteriormente chamado de Cia Cênica de dança Mônica Alvarenga vem apresentar uma proposta de espetáculo inédito: a releitura de Giselle.

Uma das mais importantes peças do Ballet Romântico, Giselle foi apresentada pela primeira vez em Paris, no fim do século 19 (1840) e, ao longo dos anos, emocionou plateias de todo mundo ao enfocar a tragédia da aldeã que se apaixona pelo conde Albrecht, disfarçado de lenhador. Ao descobrir a farsa, a jovem morre e se une as Willis, espíritos de moças que também faleceram por amor e assombram os homens que entram na floresta, fazendo-os dançar até a morte. Porém, o Núcleo Cênico traz uma releitura inédita e inusitada. Giselle é transformado para a cultura brasileira, fazendo uma conexão entre as duas culturas mais importantes e populares do nosso País, a Nordestina e a Caipira, mostrando que é possível unir arte, tecnologia e cultura popular em pleno século 21. Para essa releitura, os intérpretes pesquisaram músicas populares e danças populares brasileiras. Também houve a pesquisa folclórica e sobre lendas brasileiras. As experiências vividas e revividas pela Cia, foram realizadas direto nas fontes dessa cultura, assistindo a apresentações de grupos regionais, oficinas e intercâmbios com os mesmos. O texto foi escrito e adaptado por Mônica Alvarenga que além de assinar as coreografias também dirige o espetáculo. Todo o texto é feito em Cordel, para isso também houve uma pesquisa realizada pela diretora em Dicionários Especializados e Especialistas nessa cultura.

SOBRE O FESTIVAL
O “Festival de Teatro Amador de Três Lagoas/MS” tem como objetivo divulgar a produção cultural de Três Lagoas para oferecer à população opções de entretenimento e formação cultural. Além disso, anseia promover um intercâmbio entre grupos de teatro participantes e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes e comunidade em geral da cidade de Três Lagoas.

Serviços:

HORÁRIO: 9h
“WORKSHOP: CONEXÃO ENTRE DANÇA CONTEMPORÂNEA E DANÇAS BRASILEIRAS”
LOCAL: Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, Localiza-se na Av. Capitão Olinto Mancini n.º 1662, Bairro Colinos – Próximo ao Exército
DATA: Sábado, 24 de agosto de 2013
INSCRIÇÕES: Gratuita (com limite de 30 pessoas inscritas)
DURAÇÃO: 3 horas
MINISTRANTE: Mônica Alvarenga

HORÁRIO: 20h
“GISELLE”
LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, Localiza-se na Av. Capitão Olinto Mancini n.º 1662, Bairro Colinos – Próximo ao Exército
DATA: Sábado, 24 de agosto de 2013
ENTRADA: Gratuita
DURAÇÃO: 50 minutos
ELENCO: Bárbara Lisboa, Erick Johny, Daniela Ribeiro, Larissa Velasco, Bia Santos, Daniela Queiroz, Franciele Fuentes, Renata Flávia, Rebeca de Almeida, Juliana Ferreira, Sérgio Corrêa, Wesley Silva, Bruna Calasans e Mônica Alvarenga
CLASSIFICAÇÃO DO ESPETÁCULO: Livre
CIA CÊNICA DE DANÇA-TEATRO MÔNICA ALVARENGA
PINDAMONHANGABA/SP

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Teatro e dança em Três LagoasFoto: Assessoria

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional.

Mato Grosso do Sul apresenta estabilidade em casos de dengue

Nos primeiros quatro meses deste ano, o estado registrou 7,4 mil casos confirmados da doença e 15 mortes comprovadas.